NOTÍCIAS

MGC-497: poeira e ausência de sinalização exigem mais cuidado dos motoristas durante obra entre Uberlândia e Prata


Iniciada em abril, os primeiros meses de recuperação da MGC-497, entre Uberlândia e Prata, estão exigindo cuidado dos motoristas que passam pelo trecho. O motivo é a poeira causada em determinados pontos e a ausência de sinalização em partes já recuperadas da rodovia.

De acordo com a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), as intervenções estão ocorrendo entre os quilômetros 15 e 20 e do 51 ao 54.

O trecho da rodovia tem 78 km e era marcado por buracos e desníveis. Para a recuperação do pavimento, serão investidos R$ 37 milhões que fazem parte do acordo de reparação firmado com a mineradora Vale, pela tragédia de Brumadinho. Relembre abaixo.

Neste primeiro momento, as obras estão concentradas nos pontos com mais buracos e que oferecem mais riscos aos motoristas. A empresa vencedora da licitação realiza a fresagem, que é etapa de retirada do asfalto danificado para que a nova massa asfáltica seja colocada.

E é justamente nesta etapa que aparece o problema da poeira. Em alguns trechos onde o asfalto foi totalmente retirado, a passagem dos veículos pela terra faz com que nuvens de poeira se formem, diminuindo a visibilidade.

Para amenizar o problema, a empresa responsável pela obra utiliza caminhões-pipa para molhar a terra e evitar que a nuvem de poeira se forme.

“Essa rodovia em muito movimentada e agora com o andamento das obras, está trazendo muitas melhorias para nós. Era cheia de buracos, e muitos acidentes podiam acontecer. As vezes temos que parar uns 10, mas temos que ter paciência para que tudo seja feito”, disse o motorista Renato Ferreira.

Caminhão-pipa joga água em trecho da MGC-497 para evitar formação de nuvem de poeira — Foto: TV Integração/Reprodução

Caminhão-pipa joga água em trecho da MGC-497 para evitar formação de nuvem de poeira — Foto: TV Integração/Reprodução

Concentrado no perímetro urbano de Uberlândia, os primeiros trechos da MGC-497 que foram recuperados ainda não receberam a sinalização horizontal, o que inclui as faixas centrais e laterais. Assim, os motoristas também devem ficar atentos, principalmente durante a noite e em caso de chuva.

A previsão é que a sinalização horizontal seja feita só depois que toda a rodovia for recapeada. A conclusão da obra está prevista para março de 2023.

Obras continuam, e motoristas precisam ficar atentos no trecho entre Uberlândia e Prata

Obras continuam, e motoristas precisam ficar atentos no trecho entre Uberlândia e Prata

O trecho da rodovia tem 78 km e há anos é alvo de reclamação de motoristas e passageiros que passam por ela. São inúmeros trechos com buracos, desnivelamento e falta de sinalização. Para a recuperação do pavimento, serão investidos R$ 37 milhões. A verba faz parte do acordo de reparação firmado com a mineradora Vale, pela tragédia de Brumadinho.

Além das condições ruins do trecho da MGC-497, os usuários reclamam da falta de acostamento, que aumenta o risco de acidentes. No entanto, a faixa de apoio em casos de emergências não será construída nesta etapa da obra.

O anúncio da recuperação da rodovia foi feito pelo governador Romeu Zema (Novo) em outubro de 2021, em cerimônia na cidade de Prata. A previsão era de que o início da obra ocorreria em janeiro de 2022, porém, o prazo foi adiado para março.

OBRAS DE RECUPERAÇÃO DA MGC-497 ENTRE UBERLÂNDIA E PRATA

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


25/05/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?