MENU
Moradores de condomínios em Uberlândia podem solicitar a implementação do sistema de coleta seletiva de lixo. O serviço é de responsabilidade do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) e atende 63 locais na cidade desde 2019, segundo o órgão. (Veja abaixo orientações sobre como fazer o pedido).
Conforme o Dmae, o sistema pode ser introduzido a partir da solicitação dos próprios condôminos. Na implantação, o Núcleo da Coleta Seletiva faz as orientações aos moradores, oferece apoio técnico e realiza o recolhimento uma vez por semana, conforme o calendário do serviço e a rota do ecocaminhão, que abrange 61 bairros do município.
De acordo com o supervisor de resíduos sólidos do Dmae, Arthur Rosa, o processo de implantação do serviço conta com 3 etapas:
Os condôminos que tiverem o interesse em aderir ao sistema de coleta seletiva podem entrar em contato com a equipe da coleta seletiva do Dmae pelos telefones (34) 3228-7744 ou (34) 3228-7746, ou pelo email [email protected].
Coleta seletiva é feita pelo ‘ecocaminhão’ em 61 bairros de Uberlândia, foto ilustrativa — Foto: Prefeitura de Uberlândia/Divulgação
O ecocaminhão recolhe os materiais recicláveis uma vez por semana nas ruas dos bairros atendidos. No Centro da cidade, o veículo passa diariamente.
Conforme a Prefeitura, o carro tem a logomarca da coleta seletiva e emite uma sonorização própria com aviso sonoro. Assim, os moradores podem colocar os recicláveis na rua.
Não é necessária a separação do material reciclável por tipo, somente separar o material seco e úmido (orgânico, destinado à coleta convencional).