NOTÍCIAS

Morre Olga Helena da Costa, primeira vereadora negra de Uberlândia | Triângulo Mineiro


Morreu, na madrugada desta quinta-feira (7), aos 76 anos, a professora e ex-vereadora de Uberlândia Olga Helena da Costa. Ela estava internada no Uberlândia Medical Center (UMC). A causa do óbito não foi informada pela família.

Olga Helena da Costa foi vereadora em Uberlândia entre os anos de 1983 e 1988 — Foto: Divulgação

Olga Helena da Costa foi vereadora em Uberlândia entre os anos de 1983 e 1988 — Foto: Divulgação

Natural de Ituiutaba, mas moradora de Uberlândia desde 1960, Olga foi eleita, em 1983, vereadora pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), sendo a segunda mulher a ocupar o cargo na história da cidade e primeira e até então única representante negra eleita para o Legislativo municipal.

Dentre os trabalhos apresentados na Câmara até o ano de 1988, participou de projetos como a alfabetização de jovens e adultos, que hoje constitui-se no EJA, e a instituição da lei de Tombamento do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberlândia, com destaque para o tombamento da Casa de Cultura, da Oficina Cultural; da Praça Clarimundo Carneiro e do Coreto e do Mercado Municipal. E dela também a autoria do projeto que criou o Dia do Patrimônio.

Também teve destaque importante na docência de Uberlândia. Após se formar em letras pela Faculdade de Filosofia, atuou como professora por mais de 40 anos em várias instituições de ensino da cidade.

Em 2019, foi homenageada com a maior honraria do Município, a Comenda Augusto César.

Nas redes sociais, a Câmara Municipal emitiu uma nota de pesar lamentando a perda. “O Vereador Sérgio do Bom Preço, Presidente da Câmara Municipal de Uberlândia, em nome de todos os seus pares e servidores do Poder Legislativo participa e lamenta o falecimento da Professora e ex-vereadora (1984-1988) OLGA HELENA DA COSTA, ocorrido na madrugada desta quinta-feira (7/07) no UMC. Lamenta seu passamento e apresenta votos pesar à todos seus familiares, ex alunos, eleitores e colegas de Parlamento.Descanse em paz, Olguinha!”.

O velório será na Funerária Paz Universal, até 17h.



Fonte: G1


07/07/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?