NOTÍCIAS

Ninho de ovos de dinossauro achado em Uberaba é o primeiro encontrado no Brasil


Um ninho com 20 ovos de dinossauro foi localizado em Ponte Alta, comunidade rural de Uberaba situada a cerca de 30 km do Centro do município. Segundo a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), desde o início das pesquisas paleontológicas, até agora só haviam sido recuperados alguns ovos isolados. Isso significa que este é o primeiro sítio de nidificação de dinossauros encontrado no Brasil.

A pesquisa foi publicada na revista internacional Scientific Reports, do Grupo Nature, na última quinta-feira (24).

  • Compartilhe no WhatsApp
  • Compartilhe no Telegram

O estudo identificou que os ovos pertencem ao grupo dos titanossauros. A constatação foi feita a partir de características das cascas e das associações de ovos, de aproximadamente 12 cm de diâmetro, que foram comparadas com fósseis de outros locais do mundo, principalmente da Argentina.

Estão diretamente envolvidos nas pesquisas desse achado: o geólogo da UFTM, Luiz Carlos Borges Ribeiro; o professor e paleontólogo do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (Icene/UFTM), Thiago Marinho; representantes do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas argentino (Conicet); da Fundação Cultural de Uberaba (FCU); do Instituto de Biología de la Conservación y Paleobiología (Ibicopa); da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); da Universidade de São Paulo (USP); das Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu); da Fundação Educacional para o Desenvolvimento das Ciências Agrárias (Fundagri), da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e da Escola Estadual Presidente João Pinheiro.

Ovos de titanossauro Uberaba primeiro encontrado Brasil — Foto: UFTM/Divulgação

Ovos de titanossauro Uberaba primeiro encontrado Brasil — Foto: UFTM/Divulgação

Conforme a UFTM, o primeiro fóssil encontrado em Uberaba foi formalmente descrito em 1951: um ovo esférico atribuído a um dinossauro titanossauro. O achado alavancou as pesquisas paleontológicas no município, que vieram a torná-lo uma referência internacional no estudo de vertebrados fósseis do Período Cretáceo, o último da Era Mesozoica.

Depois de sete décadas de pesquisas centenas de fósseis foram encontrados, o que permitiu um vislumbre da vida e dos ambientes do passado da região.

  • Primeira paleotoca do fim da era dos dinossauros da América do Sul é descoberta em Peirópolis
  • Uberaba é terra do zebu, do agronegócio, dos dinossauros e de Chico Xavier

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


27/03/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?