NOTÍCIAS

Obra de recuperação da MGC-497 entre Uberlândia e Prata é iniciada


A obra de recuperação do trecho da MGC-497, que liga os municípios de Uberlândia e Prata, foi iniciada. Contudo, a falta de acostamento que também é alvo de reclamações de usuários, não será ocorrerá nesta etapa.

De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), Fernando Marcato, a intervenção na pista ainda não começou também, porém, isso não significa que a obra esteja atrasada. Antes de iniciar a recuperação, segundo ele, é preciso cumprir algumas etapas estruturais, como a contratação de trabalhadores, transporte de máquinas e montagem da usina de asfalto.

“As obras já começaram. É sempre importante entendermos que quando a gente dá a ordem de início, não significa que no dia seguinte já haverá máquinas na pista. A ordem de início é para a empresa começar a se mobilizar. Isso quer dizer que ela vai contratar funcionários temporários ou não, vai trazer as máquinas, enfim, todo o processo de mobilização”, ressaltou.

Funcionários preparam máquina que vai ser utilizada na recuperação da MGC-497 — Foto: TV Integração/Reprodução

Funcionários preparam máquina que vai ser utilizada na recuperação da MGC-497 — Foto: TV Integração/Reprodução

O secretário também explicou que as obras serão feitas por etapas. A previsão é que a recuperação de todo o trecho seja concluída em agosto. No entanto, o andamento do serviço depende de condições climáticas favoráveis.

“O processo não é igual ao de uma casa, que é preciso esperar estar pronta para entregar. A gente vai fazendo quilômetro por quilômetro e já vai fazendo entregas parciais, que já trazem benefício para a população. Acreditamos que em agosto a estrada seja entregue”, pontuou.

Segundo a coordenadora regional do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DER-MG), Patrícia Metz, o ponto inicial da recuperação será em Uberlândia, porém, não muito próximo do perímetro urbano. O motivo é o planejamento de segurança para que os usuários da MGC-497 se acostumem com máquinas na pista, sistema de pare e siga e policiamento.

“Vamos fazer a preparação para receber a estrutura nova de pavimento. Serão refeitos alguns drenos e a fresagem, que é a retirada do pavimento que já está com a vida útil expirada para depois receber a recomposição”, afirmou Metz.

Conforme o DER-MG, uma reunião deve ocorrer ainda esta semana entre o departamento, a empreiteira, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e Polícia Militar Rodoviária (PMRv) para discussão das intervenções que serão feitas no perímetro urbano de Uberlândia.

Trecho da MGC-497 entre Uberlândia e Prata não tem acostamento — Foto: TV Integração/Reprodução

Trecho da MGC-497 entre Uberlândia e Prata não tem acostamento — Foto: TV Integração/Reprodução

Além das condições ruins do trecho da MGC-497, os usuários reclamam da falta de acostamento, que aumenta o risco de acidentes. No entanto, de acordo com a Seinfra, a faixa de apoio em casos de emergências não será construída nesta etapa da obra.

“Com relação ao acostamento, nós vamos iniciar a licitação dos projetos ainda esse semestre, e aí o próximo passo é elaborar ele e em paralelo buscar o recurso e fazer a obra”, concluiu Fernando Marcato.

O trecho da rodovia tem 78 km e há anos é alvo de reclamação de motoristas e passageiros que passam por ela. São inúmeros trechos com buracos, desnivelamento e falta de sinalização. Para a recuperação do pavimento, serão investidos R$ 37 milhões. A verba faz parte do acordo de reparação firmado com a mineradora Vale, pela tragédia de Brumadinho.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


19/04/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?