NOTÍCIAS

Oficinas de slam e empreendedorismo social estão na programação do Fliaraxá | 10º Festival Literário de Araxá


O 10° Festival Literário de Araxá – Fliaraxá –, que acontece entre os dias 11 e 15 de maio, oferece em sua programação diversas oficinas presenciais e gratuitas. Ligadas à temática desta edição do festival, “Abolição, Independência e Literatura”, elas ensinam desde ferramentas e técnicas de empreendorismo até a arte do slam, uma modalidade de competição de poesia falada.

Ao todo, seis oficinas compõem a programação do 10.° Fliaraxá, com destaque para “Fika Ryca Favelinha”, “Slam” com Rogério Coelho e “Slam para Carolina”. Para participar, basta chegar com antecedência ao local e horário indicados e procurar alguém da equipe do Fliaraxá para registrar o nome e receber o certificado ao fim.

Confira, a seguir, informações sobre as oficinas, além das datas, horários e locais de realização:

• Oficina “Fika Ryca Favelinha”

Dias 11, 12 e 13/5, das 18 às 22 horas, no Palco Maria Carolina de Jesus, externo do Teatro Municipal de Araxá (Av. Antônio Carlos, s/n – Centro, Araxá)

O “Fika Ryca Favelinha” é uma oficina que mostra o potencial da favela para gerar renda, desenvolver a economia e transformar realidades. Por meio da exposição de ideias e do compartilhamento de experiências, os participantes aprendem técnicas e ferramentas de empreendedorismo para colocar em prática os seus projetos.

A oficina parte da experiência do Centro Cultural Lá da Favelinha, uma iniciativa independente e sem fins lucrativos que surgiu em 2015, no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte. Combinando economia e sustentabilidade, o espaço atende, principalmente, a crianças e jovens da comunidade, com oficinas técnicas, artísticas e culturais.

Kadu dos Anjos é um dos idealizadores da oficina Fika Ryca Favelinha — Foto: Gabriela Otati

Kadu dos Anjos é um dos idealizadores da oficina Fika Ryca Favelinha — Foto: Gabriela Otati

• Oficina de “Slam” com Rogério Coelho

Slam, ou Poetry Slam, é uma modalidade de competição de poesia falada e um movimento que já acontece no mundo inteiro há mais de 30 anos. No Brasil, existem competições estaduais, nacionais e interescolares de slam. Todos os anos, são escolhidos representantes desta modalidade para a Copa do Mundo da Poesia em Paris, na França.

Além de mostrar como funciona a dinâmica dos campeonatos e ensinar sobre os poetas do mundo inteiro, essa oficina vai realizar uma edição especial de slam dentro do Fliaraxá 2022 com os participantes.

A oficina será ministrada por Rogério Coelho, que é poeta, dramaturgo e articulador do Coletivoz Sarau de Periferia, desde 2008, e Slammaster do Slam Clube da Luta e Slam MG, desde 2014. Graduado em Letras pela PUC-Minas, é mestre em Artes pela UFMG, com pesquisa em performance da poesia oral Sarau Coletivoz e Slam Clube da Luta. É doutorando pela Faculdade de Letras da mesma universidade, com pesquisa nas “Afrografias” de performances negras nos slams.

Oficina de “Slam” com Rogério Coelho: dias 13 e 14/5, das 10 às 12 horas e das 14 às 16 horas.

1º dia: 13/5 – manhã: Oficina de escrita criativa e percurso do slam por Minas, pelo Brasil e pelo mundo.

1º dia: 13/5 – tarde: Mostra de poetas e construção de um Zine.

2º dia: 14/5 – manhã: Práticas de performance da poesia falada, com a participação de poetas convidados para o slam.

2º dia: 14/5 – tarde: Participação no “Slam para Carolina” no Fliaraxá, com as/os participantes da oficina.

Local: Palco Maria Carolina de Jesus, externo do Teatro Municipal de Araxá (Av. Antônio Carlos, s/n – Centro, Araxá)

O poeta e dramaturgo Rogério Coelho ministra oficina de Slam — Foto: Beth Freitas

O poeta e dramaturgo Rogério Coelho ministra oficina de Slam — Foto: Beth Freitas

• Oficina “Slam para Carolina”

O “Slam para Carolina” teve sua primeira edição em 2019, na cidade de Sacramento-MG. Surgiu após o convite do Slam Ondaka à Hora do Rap, por intermédio do Projeto Nômade Slam, que tem como objetivo criar slams em cidades que não têm essa modalidade, fomentando, assim, a cultura e a arte. Desde então, o “Slam para Carolina” tem se juntado a demais slams na proposta de enaltecer a importância da poesia, dar voz às pessoas e espalhar a palavra.

Além de ter estado presente nos Slam MG de 2019, 2020 e 2021, o “Slam para Carolina” realizou edições on-line, no ano passado, quando participou do Pós-Fliaraxá, na primeira vez em que o Festival realizou uma Batalha de Slam, com o intuito de homenagear a vida e a obra da autora Carolina Maria de Jesus.

Carolina Maria de Jesus, nascida em Sacramento-MG, é considerada uma das mais importantes escritoras do país. Autora de Quarto de despejo: diário de uma favelada, destaca-se também por seus trabalhos como compositora e poeta. Agora, o “Slam para Carolina” chega à Araxá para sua segunda edição, prestando mais uma vez homenagem a essa grande escritora brasileira.

Oficina “Slam para Carolina”

Datas e locais: dia 13/5, das 20 às 23 horas; dia 14/5, das 17 às 19 horas, no Palco Jeferson Tenório, interno do Teatro Municipal de Araxá (Av. Antônio Carlos, s/n – Centro, Araxá); e dia 15/5, das 14 às 16 horas, no Palco Itamar Vieira Junior, do Grande Hotel Termas de Araxá (R. Águas do Araxá, s/n – Barreiro, Araxá).

A oficina Slam para Carolina surge para enaltecer a vida e obra da autora de "Quarto de Desepejo" — Foto: Divulgação Fliaraxá

A oficina Slam para Carolina surge para enaltecer a vida e obra da autora de “Quarto de Desepejo” — Foto: Divulgação Fliaraxá

Além destas três, serão ministradas também as oficinas: “Palavras Bordadas”, com Marisa Rufino; “Oficina de Mandalas”, ofertada pela Fundação Cultural Calmon Barreto; “Afeto e Poesia: mulheres negras e o amor”, ministrada pela autora Reva, natural de Patrocínio. Para informações sobre essas oficinas, acesse a programação completa no site: fliaraxa.com.br.

O Ministério do Turismo e a CBMM apresentam com exclusividade o 10º. Fliaraxá, com o patrocínio da Cemig e do Itaú e apoio da Rede Mater Dei de Saúde, Grupo Zema, Prefeitura Municipal de Araxá, Fundação Cultural Calmon Barreto, Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação Tecnológica, CUFA – Central Única de Favelas de Araxá, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.



Fonte: G1


29/04/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?