
MENU

Terminou nesta sexta-feira (11) a primeira etapa da Operação “Entorno” em Paracatu, no Noroeste de Minas. Durante a ação foram detectados danos ambientais no entorno da Usina Hidrelétrica de Batalha, no Rio São Marcos. A ação foi realizada pelas superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Os danos ambientais foram vistos através de imagens de satélite e do cruzamento de dados fornecidos pelo Furnas, pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Profissionais do Ibama fiscalizam área no entorno do Rio São Marcos em Paracatu
A operação realizada nos estados de Minas Gerais e Goiás começou na última segunda-feira (7) e teve como objetivo constatar o uso ilícito e a ocupação irregular do solo nas áreas de preservação permanente por proprietários particulares para exercer atividades econômicas.
Até a publicação desta reportagem ela havia resultado em mais de 6 milhões em multa e pelo menos 1.200 hectares de áreas embargadas — o que equivale a cerca de 1.680 campos de futebol.