NOTÍCIAS

Operação 'Monturo 2': PF cumpre mandados em ação que apura desvio de verbas públicas de limpeza urbana em Uberaba | Triângulo Mineiro


Cinco mandados de busca e apreensão são cumpridos em Uberaba, na manhã desta sexta-feira (24), pela Polícia Federal (PF) na 2ª fase da Operação “Monturo”. A ação tem como alvo pessoas envolvidas com desvio de verbas públicas na área da limpeza urbana da Prefeitura.

Um balanço parcial divulgado pela PF aponta que já foram apreendidos 9 veículos que são dos réus investigados na operação. Na 1ª fase, em maio de 2020, foram mais de 20 mandados de busca e apreensão cumpridos em Uberaba e cidades do interior de São Paulo (relembre abaixo).

Conforme a PF, as apreensões dos veículos, junto ao sequestro de imóveis e bloqueio de valores depositados em instituições financeiras, que foram decretados pela Justiça, é importante para a “desarticulação da organização criminosa e ressarcimento ao erário público dos valores desviados”.

A 1ª fase da operação foi deflagrada no dia 28 de maio de 2020. Foram cumpridos 24 mandados de busca e apreensão em Uberaba e nas cidades paulistas de Mauá e São Sebastião. Além de documentos, foram apreendidos mais de R$ 70 mil em dinheiro e cheques e quase US$ 3 mil. Ninguém foi preso.

Segundo a PF, as investigações foram iniciadas em 2018 e identificaram indícios de relacionamento suspeito entre servidores da Prefeitura e empresas subcontratadas por uma empresa que presta serviço de limpeza urbana no município.

Durante as apurações, também surgiram evidências de superfaturamento, fraude a licitação, falsidade ideológica e recebimento de vantagens indevidas pelos servidores municipais.

O antigo secretário municipal de Serviços Urbanos e Obras de Uberaba, Antônio Sebastião de Oliveira, e o ex-secretário municipal de Fazenda, Wellington Fontes, foram exonerados dos respectivos cargos na época. Ambos eram investigados na Operação “Monturo”.

Em junho de 2020, a empresa Lara Central de Tratamento de Resíduos, responsável pela coleta de lixo e limpeza de Uberaba desde novembro de 2018, foi notificada pela Prefeitura para suspender e cancelar qualquer subcontratação mantida em torno de atividade prestada ao Município. A empresa também foi obrigada a assumir a prestação dos serviços firmados em contrato.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


24/06/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?