NOTÍCIAS

'Pacto pela Alfabetização': alunos do ensino fundamental tiveram evolução em leitura e matemática em Uberlândia, diz Prefeitura | Triângulo Mineiro


Os primeiros resultados do programa “Pacto pela Alfabetização” foram apresentados pela Prefeitura de Uberlândia na quinta-feira (14). Segundo o Município, após os meses iniciais do projeto, os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental apresentaram evolução na leitura e no aprendizado de matemática em relação aos resultados obtidos em 2021.

Entre outros objetivos, o pacto tem o intuito de desenvolver e aplicar um plano estruturado de recuperação em 12 meses dos impactos de aprendizagem provocados pela pandemia.

“Esse trabalho chegou em um momento muito oportuno. Enquanto muitas cidades do país encontram-se enfrentando dificuldades para recuperar o tempo perdido das crianças, nós tivemos esse planejamento feito e pudemos implementá-lo em fevereiro deste ano, e ele tem sido essencial”, disse a secretária de Educação, Tânia Toledo, à TV Integração.

De acordo com as primeiras amostras coletadas pelo estudo, alunos do 1º ano tiveram aproveitamento de 21% no teste de leitura com a utilização da nova metodologia de ensino, contra 6% verificados ao fim de 2021, quando o conteúdo ainda não havia sido implementado.

Já os alunos do 2º ano conseguiram resultado consolidado de 43%, ante 15% no ano passado; enquanto alunos do 3º ano obtiveram um desempenho de 53%, contra 23% no período anterior. Nos testes de matemática, os resultados obtidos também ficaram acima da meta estabelecida.

Leia mais: ‘Pacto pela Alfabetização’ é apresentado à comunidade escolar em Uberlândia

Pacto pela Alfabetização

Anunciado em novembro de 2021 e lançado em fevereiro de 2022, o “Pacto pela Alfabetização” resulta de um acordo de cooperação entre Prefeitura e os institutos Projeto de Vida, de Uberlândia, e o Raiar, de Brasília. Mais de 20 mil crianças de 54 instituições municipais de ensino participam da ação, que terá duração de 3 anos.

O método adotado, por meio de fomento financeiro e apoio gerencial dos institutos parceiros, é o Sistema de Ensino Estruturado e utiliza material didático do Instituto Alfa e Beto, de Brasília.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


15/07/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?