MENU
Cidades foram contempladas no programa estadual ‘Conheca seu amigo’. Implantação será feita pela Prefeitura, que fará a castração dos animais. Microchipagem de cães e gatos já é obrigatoria em Patos de Minas
Prefeitura de Patos de Minas/Divulgação
Patos de Minas, Coromandel e Monte Alegre de Minas contarão com a microchipagem de cães e gatos de rua. Isto porque as cidades foram selecionadas para o programa estadual “Conheça seu amigo”.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (16) e ainda não há previsão de início das ações, pois depende do envio dos microchips pelo Estado.
De acordo com divulgação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), os microchips são acompanhados de leitor para serem utilizados em animais de rua e da população de baixa renda, além dos que se encontram sob a tutela de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e em lares temporários.
No programa, o Estado fica responsável pela doação dos microchips e a Prefeitura, em contrapartida, deverá realizar a castração dos animais e o preenchimento das informações de cada um deles no Sistema de Identificação de Animais Domésticos.
Segundo a Semad, a atuação “se baseia em ações de manejo ético populacional de cães e gatos, acompanhadas de campanhas de educação ambiental e humanitária, com foco na promoção da saúde e do bem-estar animal e também na prevenção e combate aos maus-tratos”.
Os municípios selecionados serão convocados a assinarem os termos de cooperação com o Governo de Minas, conforme previsto no edital, devendo ocorre em aproximadamente 60 dias, segundo a Semad. Após assinatura eles irão receber os microchips e os leitores.
Para situações em que a população se depare com crimes de maus-tratos a animais em Minas Gerais, a denúncia pode ser feita pelo Disque Denúncia (181) e no Portal Ligminas (155).
📲 Confira as últimas notícias do g1 Triângulo e Alto Paranaíba
📲 Acompanhe o g1 no Facebook e Instagram
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Fonte: G1