NOTÍCIAS

Pesquisa de mestrando de Uberaba comprova resistência de terrenos de pedra-sabão para pequenas construções | Triângulo Mineiro


Uma pesquisa do mestrando da Universidade de Uberaba (Uniube) comprovou a eficácia dos terrenos de pedras-sabão para receber construções de pequeno porte. Segundo o estudante, Kleverton Rodrigues da Costa, o material suporta pequenos edifícios, o que é vantajoso economicamente.

Historicamente, as esteatitas, conhecidas pelo nome de pedras-sabão, são um símbolo da cultura mineira. Com o escultor Aleijadinho e seus 12 profetas, por exemplo, elas ganharam protagonismo e receberam o nome por serem fáceis de manusear e cortar, tal qual o sabão.

Essa facilidade, no entanto, gerava dúvidas acerca da resistência dela. A pesquisa de Kleverton confirmou que pequenos edifícios podem ser construídos em solos de esteatita, o que, segundo ele, é uma vantagem, já que a o município é rico em solos deste material.

Conforme a pesquisa, o terreno de esteatita não apresenta a mesma resistência que os de rochas encontradas em maior profundidade, o que indica sua capacidade média, mas com possibilidade de fundações de pequeno porte.

A expectativa é que a resistência à primeira fratura, como observado nos ensaios laboratoriais, possa nortear o calculista estrutural e de fundações no dimensionamento das fundações rasas assentes sobre a rocha branda. Eu mesmo já apliquei os resultados no dimensionamento das sapatas e tubulões de dois edifícios situados na cidade de Uberaba“, ressaltou o mestrando.

VÍDEOS: Veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


19/06/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?