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Pessoas com autismo podem ter carteira emitida pela UAI estadual em Uberlândia; veja como solicitar o documento | Triângulo Mineiro


A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), documento que garante os direitos do cidadão autista, pode ser solicitada digitalmente, por meio do portal on-line ou presencialmente, após agendamento e escolha de uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI) pelo solicitante. Em Uberlândia, atendimento pode ser solicitado na unidade local, que fica no Pátio Sabiá, localizado na Av. Bélgica, nº 1220, Bairro Tibery.

Veja abaixo o passo a passo para solicitar a documentação.

Segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), este registro garante a atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade no acesso aos serviços públicos e privados da pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

A previsão é que o documento, que é expedido somente para pessoas residentes de Minas Gerais, leve 10 dias úteis para ficar pronto.

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  1. Acessar o portal on-line, procurar por “desenvolvimento social”, seguido de “Ciptea” e começar a solicitação;
  2. Preencher os campos e anexar os seguintes documentos:
  • Relatório de médico com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), apontando diagnóstico no âmbito do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e indicando o código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID);
  • Cópia da carteira de identidade do identificado com TEA;
  • Fotografia 3×4 recente do identificado;
  • Cópia da carteira de identidade do responsável legal ou do cuidador, se houver.

O resultado da solicitação será enviado pelo e-mail do solicitante. Além disso, neste caso, o documento é expedido também em formato digital, podendo ser impresso pelo cidadão.

  1. O solicitante deve entrar no site do Governo de Minas e agendar o atendimento presencial.
  2. Poderá ser escolhido o dia, horário e unidade de atendimento de preferência. O solicitante deve comparecer no local portando os mesmos documentos listados para solicitações on-line.
  3. O solicitante ou cuidador responsável deve retirar o documento no mesmo local de emissão, portando o documento de identidade para a retirada.

A organização solicita que os interessados compareçam à unidade escolhida com, no mínimo, 15 minutos de antecedência.

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Fonte: G1


06/07/2022 – Paranaíba e Máximus FM

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