NOTÍCIAS

Pessoas com diabetes tipo 1 podem ser atendidas por equipe em clínica pública de Uberlândia | Triângulo Mineiro


A diabetes tipo 1 é uma doença que demanda um atendimento especializado para garantir qualidade de vida para os pacientes. Pessoas diagnosticadas com a enfermidade em Uberlândia podem ser atendidas no Centro Municipal de Atenção ao Diabetes (Cmad).

O espaço conta com uma equipe multidisciplinar, com profissionais como fisioterapeuta, assistente social, endocrinologista, angiologista e ortopedista. Para ter acesso aos atendimentos, os pacientes devem ser encaminhados pela unidade de saúde da sua área de abrangência.

De acordo com a Prefeitura, ao chegar ao Cmad, o paciente é cadastrado para o acompanhamento médico e recebe as orientações necessárias para o tratamento.

“Instruímos os pacientes e familiares sobre a doença, os cuidados com os pés, aplicação e importância do rodízio do local de administração da insulina, além das orientações sobre descarte adequado do material e acondicionamento da insulina na geladeira. Também disponibilizamos aparelho de glicemia capilar para os pacientes”, detalhou a gerente da unidade, Laura Vidal.

Uma das principais complicações ligadas à doença é de ordem circulatória. Popularmente conhecida como pé diabético, essa condição provoca feridas nos membros inferiores que não cicatrizam e infeccionam, podendo levar à amputação dos membros afetados.

Para prevenir essa situação, o Cmad também conta com o Ambulatório do Pé Diabético, onde pacientes com diabetes tipo 1 e 2 são atendidos. Após avaliação da equipe da Atenção Primária, são encaminhados para fazer a análise da lesão e os curativos.

Caso seja observada a necessidade de avaliação ou acompanhamento de um angiologista ou de um ortopedista, fazemos o agendamento para este atendimento. E quando o paciente está com a situação controlada, ele é direcionamento novamente para a unidade de saúde de referência onde dará continuidade ao acompanhamento”, contou Laura.

O Centro Municipal de Atenção ao Diabético (Cmad) fica na Rua Tenente Rafael de Freitas, número 530, no Bairro Patrimônio. O horário de funcionamento é das 7h às 17h, de segunda à sexta-feira.

A diabetes é uma doença crônica que consiste na incapacidade do pâncreas de produzir insulina, o que provoca uma elevação da glicemia no sangue. Segundo os médicos, são dois os tipos de diabetes: 1 e 2.

A diabetes pode ser diagnosticada com um exame simples de glicemia em jejum — Foto: Daniel Oliveira/SES-AM

A diabetes pode ser diagnosticada com um exame simples de glicemia em jejum — Foto: Daniel Oliveira/SES-AM

A tipo 1 é uma doença autoimune. Aparece geralmente na infância e adolescência, mas pode ser diagnosticada em adultos também. Esse tipo é tratado com reposição de insulina, medicamentos, planejamento alimentar e atividades físicas, que ajudam a controlar o nível de glicose no sangue.

Já a tipo 2 é quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz, ou não produz insulina suficiente para controlar a taxa de açúcar no sangue. Esse tipo é principalmente causado pela obesidade.

Ela se manifesta mais em adultos, mas crianças também pode apresentar a doença. Dependendo da gravidade, pode ser controlada com atividade física e planejamento alimentar. Em alguns casos, é necessário o uso de insulina e/ou outros medicamentos.

  • LEIA MAIS: Diabetes tipo 1 e 2: entenda a diferença

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


24/07/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?