MENU
O tempo quente e úmido, tipo desta época do ano, é considerado o ambiente perfeito para a proliferação dos escorpiões. O aracnídeo, comum na região e com fácil adaptabilidade, se abriga em áreas com baixa luminosidade natural e pode se desenvolver em grande quantidade no ambiente doméstico, principalmente em locais com pouca manutenção, como quintais com restos de construção civil, além de frestas de parede.
Com hábitos noturnos, o escorpião oferece risco à saúde humana principalmente para crianças e idosos, que são mais propensos à evolução de sintomas graves que podem levar à morte.
O infectologista do sistema Hapvida/RN Saúde, Lucas Marques, aponta os principais sintomas da ação do veneno no organismo. “Os mais comuns são náuseas e vômitos em grande quantidade, suor intenso, agitação, tremor, arritmia, cansaço acentuado ou dificuldade para respirar”, explica o especialista, acrescentando que o veneno pode causar a liberação de substâncias que afetam órgãos vitais.
“Em alguns casos, o coração pode ser acometido de tal forma que se torna fraco, acumulando água no pulmão e causando insuficiência respiratória”.
Já no caso de adultos, Marques esclarece que em grande parte dos casos, há regressão completa dos sintomas. E para evitar acidentes, algumas medidas simples podem ser adotadas em casa. Organizar o quintal, mantê-lo limpo, fechar frestas de paredes e colocar telas em ralos e janelas, são algumas das opções. Alterar alguns hábitos domésticos também pode evitar a presença do aracnídeo, como por exemplo, não deixar expostos resíduos orgânicos que atraiam baratas, um dos alimentos do escorpião.
Entre os sintomas do veneno do escorpião, estão náuseas e vômitos, suor intenso, agitação, tremor, arritmia, cansaço acentuado ou dificuldade para respirar. — Foto: Freepik
Mesmo com estas precauções, se houver algum caso de picada, Lucas Marques recomenda a busca imediata de ajuda médica.
“É fundamental procurar um serviço de saúde. Mesmo que ainda não tenha apresentado algum sintoma importante, é necessária uma avaliação médica, pois nesse tipo de caso, o mais importante é o diagnóstico precoce. E vale uma dica importante: se possível, leve uma foto do escorpião para identificação”, finaliza.
O Hapvida é o maior sistema de saúde e planos odontológicos do Brasil em número de beneficiários, com mais de 15 milhões de clientes, de pessoas físicas a grandes empresas, em todo o país. Em 2022, após a combinação de negócios do Sistema Hapvida com o Grupo NotreDame Intermédica, foi criada uma das maiores operadoras verticalizadas do mundo.
Fundada em 1979, a companhia possui mais de 66 mil funcionários e cerca de 60 mil prestadores médicos e dentistas. Com a missão de garantir o acesso à saúde de qualidade a um custo eficiente, a empresa conta com uma rede assistencial própria composta por 85 hospitais, 74 prontos atendimentos, 290 clínicas médicas e 260 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Em 2020, a companhia registrou receita líquida de R$ 8,6 bilhões. Mais informações, acesse: hapvida.com.br – ri.hapvida.com.br