NOTÍCIAS

Por unanimidade, Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de medicina é votado e aprovado para implantação na UFV-Rio Paranaíba

Na oportunidade, também foi aprovada a elaboração do PPC de Enfermagem para o Campus de Rio Paranaíba.

 
UFV-Rio Paranaíba

No dia 25 de setembro, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), aprovou a criação do curso de Medicina na UFV Rio Paranaíba, após reuniões no MEC e no Senado, com a participação do reitor Demetrius David da Silva e de prefeitos do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro.

O relatório abordou aspectos técnicos, logísticos, sociais e políticos, com perspectiva de aprovação do curso de Enfermagem.

Um Núcleo Docente Estruturante, foi formado por seis professores, sendo três do campus Viçosa e três do campus Rio Paranaíba, para a elaboração do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Medicina.

O NDE tem como objetivo, acompanhar e atuar no processo de consolidação e contínua atualização do Projeto Pedagógico do curso a ser criado.

E na manhã desta segunda-feira, 23 de outubro, o PPC foi apresentado em uma reunião do Cepe de Viçosa, votado e aprovado por unanimidade. Na oportunidade, também foi aprovada a elaboração do PPC de Enfermagem para o Campus de Rio Paranaíba.

Com a aprovação, o PPC de medicina foi encaminhado ao MEC para os demais trâmites. A expectativa é que as atividades já tenham início a partir de 2025.

É nesse clima de entusiasmo e rumo a novos desafios que o diretor-geral da UFV-CRP, Renato Ruas comenta a  conquista da implantação do curso de medicina no Campus e compartilha planos futuros relacionados às ações da Universidade. Confira!

 
Renato Ruas diretor-geral do campus UFV-Rio Paranaíba (CRP)

Pode-nos contar sobre o processo de elaboração e aprovação do Projeto Pedagógico do Curso de Medicina na UFV? Quais foram os principais desafios enfrentados?

O Conselho de Pesquisa e Ensino da UFV, ao analisar o relatório de viabilidade que foi apresentado, deliberou pela aprovação do relatório e também aprovou a criação do curso de medicina no CRP. Também deliberou pela formação do Núcleo Docente Estruturante (NDE) para que fosse elaborado o Projeto Projeto Pedagógico do curso de medicina para posterior apreciação do CEPE e envio para o MEC. O NDE foi composto pelas professoras  dos cursos de Medicina e Enfermagem de Viçosa: Débora Carvalho Ferreira, Andreia Guerra Siman, Brunnella Alcântara Chagas de Freitas, pelas professoras do CRP Vânia Maria Moreira Valente, Karine de Oliveira Gomes e professor Marcelo Ribeiro Pereira. Foram realizadas reuniões prévias com os membros do Conselho Acadêmico e Administrativo e Câmara de ensino do CRP, além de visitas e reuniões no departamento de medicina e enfermagem em Viçosa. Os principais desafios foram transformar em conteúdo didático as expectativas pela criação de cursos de qualidade, de modo a ser eficiente diante do cenário pelo qual passa as universidades federais. Nesse aspecto, foi muito importante o envolvimento dos colegas do CRP e a experiência dos professores dos cursos de medicina e enfermagem de Viçosa. Agora precisamos aguardar o retorno do MEC para avançar nos próximos passos.

Quais são os objetivos e metas da UFV ao implementar o curso de medicina e possivelmente, o de Enfermagem?

O objetivo principal será formar profissionais qualificados para preencher o vazio assistencial na área da saúde apontado no relatório de viabilidade que elaboramos em parceria com os Conselhos Municipais de Saúde das cidades no entorno do Campus. A meta é iniciar o curso com a oferta de 40 vagas em 2025, e desta forma, ao longo do tempo, ir aumentando os atendimentos nas unidades de saúdes conveniadas.

Impacto na Comunidade e na Região:

Como a implantação do curso de Medicina impactará a comunidade local e a região em termos de acesso à saúde e oportunidades de educação?

O impacto será ao longo do tempo no aumento de atendimentos nas unidades básicas de saúdes. Uma outra boa notícia é que o curso de medicina será, na sua maioria, prático, ou seja, os estudantes já vão para os campos de práticas logo no primeiro período, com a supervisão dos preceptores. Quanto às oportunidade de educação, será uma excelente oportunidade para a formação de profissionais oriundos da nossa região, pois, muitos sonham em cursar medicina ou enfermagem mas não tem condições de pagar uma universidade particular, não conseguem financiamento ou não tem condições ou não desejam ir para outra região. A UFV irá oferecer o curso gratuitamente, com o padrão de qualidade que é a marca registrada na nossa quase centenária instituição. Nesse aspecto, o impacto da educação na nossa região será extremamente positivo.

Estrutura e Recursos:

Quais são os planos da UFV para a infraestrutura e recursos necessários para apoiar esses cursos – caso seja afirmativa a implantação da Enfermagem – incluindo instalações e corpo docente?

Esse é um ponto muito importante! Primeiramente, temos que conseguir a autorização do MEC para contratar o número de profissionais adequados que foi apontado pelo Projeto Pedagógico. Essa etapa sendo superada, vamos precisar de muitos investimentos na parte de infraestrutura. Será necessário construir espaços para as atividades acadêmicas dos cursos e também para a parte administrativa. Nesse aspecto, contamos muito com o apoio do próprio MEC, mas também contamos com toda a articulação política da sociedade de modo geral, que sempre se une em torno das causas importantes do Campus da UFV em Rio Paranaíba.

Qual a importância estratégica da introdução dos Cursos para a comunidade acadêmica e a região?

A importância é muito grande pois, formará profissionais qualificadas com o perfil de trabalho com as características das atividades da rede pública de saúde. Mesmo ao longo da sua formação, eles já estarão atuando sob a supervisão de outros profissionais, igualmente qualificados. Isso resultará em melhores serviços prestados à nossa rede de saúde.

Parcerias e Colaborações:

A UFV pretende estabelecer parcerias ou colaborações com outras instituições de saúde ou educacionais para fortalecer o ensino e a pesquisa nessas áreas?

Sim. Isso é muito importante para aumentar a oferta de melhores condições de ensino para os estudantes e motivação de todos os profissionais envolvidos com os cursos.

 Como a Universidade planeja se relacionar com instituições de saúde na região?

A UFV já mantem bons relacionamentos institucionais na região e os cursos da área da saúde virão para reforçar estas relações. Nesse caso, inicialmente e pela facilidade de deslocamento e proximidade, serão firmados convênios com as prefeituras de Rio Paranaíba, Carmo do Paranaíba, São Gotardo e Serra do Salitre para o atendimento inicial dos campos de práticas dos estudantes nas unidades de saúde destes municípios. O objetivo do convênio é definir logísticas de deslocamentos e estadias dos estudantes nessas cidades. Destaco que o benefício será para toda a região, que poderá fazer uso dos novos serviços que serão ofertados.

Desafios e Oportunidades Futuras:

Quais são os maiores desafios que a UFV antecipa ao implementar esses cursos e como eles serão enfrentados?

O maior desafio inicial será consolidar um corpo de servidores adequado para conduzir os trabalhos e avançar nas melhorias necessárias. É necessário aguardar o retorno do Ministério da Educação quanto ao Projeto Pedagógico que será apresentado para avaliar os próximos passos.

Quais oportunidades a UFV vê para o crescimento acadêmico e contribuição à saúde pública por meio desses cursos?

São muitas as oportunidades de crescimento para toda comunidade acadêmica. Qualquer um dos cursos ofertados pelo CRP pode desenvolver atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação com os cursos de medicina e enfermagem e isso abrirá um grande leque de oportunidades de captação de recursos para todos. Naturalmente, essas conexões surgirão com o andamento das atividades e todos ganharão com os resultados obtidos. Para a saúde da região, o resultado virá com os atendimentos que serão realizados pelos estudantes nas unidades de saúde conveniadas. Isso aumentará o número de atendimentos, evitando filas e ofertando a prestação de serviços mais rápidos para a população em geral.

Processo de Admissão:

Como será o processo de admissão para o curso de medicina?

Será semelhante aos processos de admissão dos demais cursos oferecidos pela UFV, ou seja, ENEM e SISU.

A UFV pretende reservar vagas para estudantes da região ou para determinados grupos sociais?

Está em discussão na UFV a possibilidade do retorno de provas seriadas para o ENEM, ou seja, a cada ano do ensino médio o estudante realiza a prova no final do ano na universidade onde pretende ingressar. A vantagem desse sistema para o aluno é que ele faz a prova com o conteúdo mais direcionado para o conteúdo que estudou naquele ano específico e para a universidade, a vantagem é que fideliza o estudante local, pois, aumenta a complexidade de deslocamentos a cada ano para estudantes de outras regiões virem fazer a prova.

Avaliação e Acompanhamento:

Como a UFV planeja avaliar a qualidade e o progresso dos cursos de Medicina e Enfermagem após sua implementação?

Já existem critérios definidos pelos próprios Ministérios da Educação e da Saúde para avaliação e monitoramento da qualidade destes cursos. Internamente, a UFV sempre preza pela excelência na qualificação de todos os seus egressos e nos cursos a serem implantados no CRP isto será feito por meio de metodologias de ensino inovadoras. Importante destacar que o curso de medicina da UFV é conceito máximo no ENADE nas duas últimas avaliações e que os cursos que estão sendo implantados em Rio Paranaíba serão semelhantes àqueles fornecidos no Campus, mas com aprimoramentos, como por exemplo: didáticas visando a formação de profissionais humanizados e tecnologias avançadas de inteligência artificial e realidade aumentada. Além disso, a contratação qualificada de docentes, técnicos e demais envolvidos na formação dos médicos e enfermeiros será fundamental.

Quais medidas serão tomadas para garantir a melhoria contínua da educação e do atendimento à saúde?

É uma área que demanda constante atualização dos profissionais envolvidos e investimentos em infraestrutura que aproxime os estudantes o máximo possível das realidades que eles encontrarão nos ambientes de trabalho. Para isso, além de um adequado plano de capacitação dos servidores será sempre necessário oferecer aos estudantes as melhores experiências práticas possíveis, lembrando que estes cursos são, na sua essência, práticos.

Por fim, como o Diretor-Geral Renato Ruas vê o futuro da UFV com a implementação desses cursos e qual mensagem gostaria de transmitir à comunidade em geral?

Estou muito certo de que a iminente criação dos cursos de medicina e enfermagem irá trazer grandes benefícios para o nosso Campus da UFV e para toda a nossa região do Alto Paranaíba. As inúmeras possibilidades de interação com todos os cursos que o campus oferta atualmente, será um grande atrativo para os estabelecimentos de boas e sólidas parcerias em várias áreas do conhecimento no CRP. Isso abre um cenário de melhores perspectivas diante de muitos problemas que vivenciamos como, evasão, taxas de matrículas reduzidas e escassez de recursos financeiros. Sei que teremos inúmeros desafios a partir de agora, mas nenhum deles, será maior do que a nobreza dessa conquista. Na verdade, muitos dos desafios que temos nessa empreitada sempre existiram e vários, inclusive, já foram superados, caso contrário, os processos internos na UFV nem teriam sido tramitados. Destaco na superação desses desafios, principalmente, o grande apoio e engajamento dos prefeitos da AMAPAR, deputados, senadores, colegas das UFV que dedicaram aqui na criação dos documentos e todos demais envolvidos. São muitos os envolvidos. motivados e todos tem a sua grande importância. O Campus da UFV em Rio Paranaíba surgiu pelo interesse institucional e também com grande mobilização regional, e ao longo de dezessete anos de fundação, vem entregando bons resultados e mais uma vez, teremos um salto no crescimento do campus em prol da nossa sociedade com essa grande união de forças em torno da expansão para a área da saúde.

 

Clique aqui para seguir o Canal da Paranaíba Máximus no WhatsApp.




25/10/2023 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?