NOTÍCIAS

Prefeitura de Araxá divulga balanço de visitação após mudança de endereço do Museu Calmon Barreto e Memorial


A Prefeitura de Araxá divulgou, na última semana, balanço de visitações feitas ao Museu Calmon Barreto e Memorial após a mudança de endereço ocorrida há dois meses. Ao todo, foram 824 visitantes de 64 cidades do Brasil. De acordo com a coordenadora do local, Tatiana Ávila, agregar os dois museus em um só têm sido motivo de elogios.

“Muitas pessoas relataram que a combinação deu muito certo. Os elogios vêm mesmo até em relação ao acervo do Memorial, que ficou mais bem disposto neste ambiente. Mudou, inclusive, a percepção dos turistas. Aqui eles têm a oportunidade de apreciar tudo no mesmo lugar”, ressaltou.

Atualmente, o espaço tem 12 salas que são divididas em três pavimentos que mesclam 257 obras de Calmon Barreto, entre telas, aquarelas e desenhos, além de 16 esculturas em gesso patinado que estão expostas juntamente com o acervo do Memorial. O último conta com 1.406 objetos de 220 pessoas da história de Araxá, como artistas, médicos, políticos, fazendeiros, religiosos e demais influentes.

Os interessados em conhecer as obras e acervo podem ir até a Avenida Vereador João Sena, nº 98, no Centro. O horário de funcionamento é de terça a sexta, das 8h às 18h. Já aos sábados, domingos e feriados é das 8h às 12h.

  • Leia também: Araxá ganha espaço de arte ‘Calmon Chatô’
Calmon Barreto — Foto: Fundação Calmon Barreto/Divulgação

Calmon Barreto — Foto: Fundação Calmon Barreto/Divulgação

Calmon Barreto de Sá Carvalho, ou simplesmente Calmon Barreto, nasceu em Araxá, em 20 de novembro de 1909 e faleceu em 9 de junho de 1994. Foi pintor, desenhista, escultor, ilustrador e escritor.

É apontado por críticos de arte e intelectuais como o “maior artista araxaense de todos os tempos”, devido à sua consolidada atuação dentro do cenário das artes plásticas no país.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


01/03/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?