MENU
A Prefeitura de Rio Paranaíba através da Secretaria de Infraestruturas e Obras, está implantando a ETE, Estação de Tratamento de Esgoto no Distrito de Abaete dos Mendes e na Comunidade de Chaves, Município de Rio Paranaíba/MG.
Os serviços preveem a execução de duas estações de tratamento de esgoto, sendo uma em cada comunidade, no sistema de reatores anaeróbicos de fluxo ascendente (UASB) completo, a referida contratação será custeada com recursos advindos do Termo de Compromisso/PAC 0372/2014 – FUNASA firmado entre o município e o Governo Federal.
Devido a necessidade de melhorar as condições de saúde básica da população do Distrito de Abaeté dos Mendes e da Comunidade de Chaves bem como a preservação e conservação do meio ambiente, justifica-se à implantação do tratamento do esgotamento sanitário doméstico das referidas comunidades.
É importante ressaltar que, independentemente do município sede da empresa executora, esta deverá garantir, que este fato não prejudique o andamento satisfatório dos serviços a serem executados.
As Estações de Tratamento de Esgoto, são unidades operacionais do sistema de saneamento que especificamente recebem as cargas poluentes do esgoto e devolvem o efluente tratado a corpos d`água como rios, reduzindo os eventuais impactos ambientais que poderiam ser causados sem o devido tratamento, além de evitar que empresas sejam punidas legalmente e judicialmente pela destinação incorreta dos efluentes gerados.
Dada sua vital importância para a preservação do ambiente, saiba como são desenvolvidas as principais etapas do processo realizado nas ETEs anaeróbias:
Como se pode ver, o tratamento nas ETEs anaeróbias é longo e complexo, mas graças a este processo, o efluente livre de contaminantes que possam trazer riscos ao meio ambiente e às pessoas é devolvido à natureza em segurança.
É proteção para o meio ambiente, é saúde para os moradores!
Imagem: Reprodução