NOTÍCIAS

Prefeitura de Uberaba instaura processo administrativo contra fiscais da Vigilância Sanitária suspeitos de vazar informações da Operação ‘Brahman’ | Triângulo Mineiro


A Prefeitura de Uberaba instaurou Processos Administrativos Disciplinares (PAD) contra os três fiscais da Vigilância Sanitária, que são suspeitos de vazar informações sobre a Operação “Brahman”. A informação foi confirmada pelo Executivo na sexta-feira (22), e os procedimentos investigativos devem começar na próxima semana.

A 3ª fase da Operação “Brahman” foi deflagrada na quarta-feira (20) pela Polícia Civ, e investiga o roubo de gado na zona rural, além do comércio irregular de carne em Uberaba. Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, sendo dois contra empresários do ramo de açougues e os três contra os fiscais, que estão afastados das funções.

De acordo com a controladora-geral do Município, Poliana Helena de Souza, os servidores municipais vão responder ao processo para apuração das infrações funcionais relacionadas ao caso. Um deles já é alvo de outro PAD por irregularidades na fiscalização de gêneros alimentícios.

“Após abertura dos procedimentos, os servidores serão intimados a apresentarem a defesa, respeitando-se os direitos e garantias constitucionais. Se comprovada a ocorrência de ilícitos administrativos, vamos aplicar as penalidades cabíveis”, afirmou a controladora.

A suspeita é os três investigados tenham repassado informações sigilosas da 2ª fase da operação a empresários, na tentativa de atrapalhar as fiscalizações. A Polícia Civil também suspeita do recebimento indevido de dinheiro por parte de servidores municipais.

Vale lembrar que o PAD apura a conduta de servidores no desenvolvimento das funções, e os investigados podem até perder o cargo. Já a apuração das responsabilidades penais e civis são conduzidas pela Polícia Civil.

Segundo o titular da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Rurais, Tiago Cruz, após várias prisões, buscas e apreensões realizadas nas duas primeiras fases da operação, foram obtidas provas de que esses fiscais teriam repassado informações da nova fase da operação a comerciantes de carnes, na tentativa de atrapalhar as fiscalizações.

Por isso, a investigação passou a tramitar em conjunto com a Unidade de Combate à Corrupção do Departamento da Polícia Civil, pois há suspeitas do recebimento e pagamento indevido de valores a servidores públicos municipais.

Ao g1, a Procuradoria-Geral do Município informou que foi notificada da ordem judicial de afastamento dos três servidores e cumpriu a determinação. Na sexta-feira (22), a Prefeitura de Uberaba confirmou a abertura de Procedimentos Administrativos Disciplinares (PAD).

Operação Brahman apreende carne em situação irregular em Uberaba — Foto: Reprodução/Polícia Civil

Operação Brahman apreende carne em situação irregular em Uberaba — Foto: Reprodução/Polícia Civil

OPERAÇÃO BRAHMAN EM UBERABA

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


23/07/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?