NOTÍCIAS

Produção de celulose solúvel na LD Celulose em Indianópolis será destinada ao mercado externo


A produção de celulose solúvel já começou na multinacional instalada em Indianópolis, a LD Celulose. Foram 2 anos e meio de construção da fábrica, que gerou mais de 9 mil empregos durante a obra e contará com mais de mil funcionários para operação.

A empresa está em operação há pouco mais de uma semana e deve alcançar o potencial de produção em 10 meses. A expectativa é que sejam produzidas cerca de 500 mil toneladas de celulose solúvel por ano.

“Quando a gente parte de uma fábrica complexa e com bastante tecnologia como temos por aqui, nós temos em cada parte do processo um aprendizado, um ajuste, testes para serem feitos. Então você passa para a etapa seguinte. Entrou matéria-prima em uma ponta e lá no fim do circuito saiu o produto final agora”, disse o diretor-presidente da LD Celulose, Luís Kunel.

LD Celulose começa a produzir em fábrica no Triângulo Mineiro — Foto: Reprodução/TV Integração

LD Celulose começa a produzir em fábrica no Triângulo Mineiro — Foto: Reprodução/TV Integração

A celulose é produzida a partir de eucalipto, plantado em uma área de cerca de 70 mil hectares, que abrange 9 municípios da região.

Toda a produção vai ser escoada por ferrovia. A malha já passava próximo à empresa, que só acrescentou cerca de 3 km de linha. A celulose vai sair da fábrica e ir até Barra do Riacho (ES) e, de lá, para vários mercados, principalmente o asiático.

“Se você pensar em produtos têxteis no mundo vai ver que a maioria a produção está localizada na Ásia. Naturalmente o nosso produto, a nossa celulose também vai para lá inicialmente, mas isso não significa que no futuro uma parcela nãofique no Brasil, mas inicialmente vamos enviar tudo para a Ásia”, destacou Kunzel.
Tanques onde ocorre o tratamento biológico a partir de microorganismos na LD Celulose — Foto: Reprodução/TV Integração

Tanques onde ocorre o tratamento biológico a partir de microorganismos na LD Celulose — Foto: Reprodução/TV Integração

A construção da fábrica começou no 2º semestre de 2019, entre os municípios de Araguari e Indianópolis. Mesmo com as restrições impostas pela pandemia, o cronograma de início das operações foi mantido.

Assim que a fábrica entrou em operação, o setor onde são tratados os resíduos da produção de celulose solúvel também começou a funcionar. São vários tanques, onde ocorre o tratamento biológico, a partir de microorganismos.

No total, são 3 etapas de tratamento. Só depois a água vai ser destinada por gravidade ao rio Araguari, localizado a cerca de 23 km da fábrica.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


22/04/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?