MENU
Foi lançado oficialmente na última quinta-feira (17), em Uberaba, o programa “Mais Pecuária Brasil”, que visa proporcionar o melhoramento genético do rebanho de pequenos produtores com fornecimento gratuito de sêmens. Em janeiro, a Secretaria Municipal do Agronegócio (Sagri) já havia dado início ao cadastramento de interessados.
A iniciativa é da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), que adquiriu o material genético com a Alta Genetics do Brasil.
Participaram da solenidade de lançamento o presidente da Conafer, Carlos Lopes, a prefeita Elisa Araújo (Solidariedade), a direção da Alta e lideranças do setor rural em Uberaba, além de agricultores familiares já inseridos no programa.
O secretário do Agronegócio, José Geraldo Borges Celani, afirmou que o Mais Pecuária Brasil é um grande benefício para os pequenos agricultores, viabilizado através da parceria entre Conafer e a Prefeitura.
“O contrato, por período de quatro anos, prevê 600 prenhezes/ano, com o produtor recebendo total assistência técnica e tecnologia de ponta, através de sêmens adquiridos junto à Alta Genetics do Brasil”, destacou.
Ainda conforme Celani, o programa já começou com visitas dos técnicos da Sagri e veterinários da Confederação dos Agricultores aos primeiros produtores cadastrados.
“Após aprovação das estruturas do curral, da alimentação disponível e dos escores corporais das vacas selecionadas, é feito o diagnóstico de gestação confirmando ou não que a rês está vazia (não prenha). A partir deste quadro, dá-se início ao protocolo com a sincronização de cio e aplicação de hormônios, até culminar com a Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF)”, relatou.
O protocolo vai proporcionar ao pequeno produtor alcançar outros bons resultados na propriedade como:
Com o programa lançado, o secretário do Agronegócio salientou que serão intensificados os trabalhos, tanto para novas adesões quanto para realização dos protocolos.
Para mais informações sobre o Mais Pecuária Brasil e visitas dos técnicos da Sagri para cadastrar a propriedade ao Programa, o interessado deve entrar em contato com a secretaria pelo telefone (34) 3318-0443.