MENU
O mutirão “CastraAção” em Araxá teve mais 500 vagas ampliadas na primeira etapa da ação. Ao todo, 1.500 animais serão atendidos até o dia 11 de março. A iniciativa tem o objetivo de castrar cães e gatos de famílias de baixa renda.
Segundo a Prefeitura, os procedimentos ocorrem desde o dia 15 de fevereiro em um galpão na Avenida João Paulo II, onde funcionava o almoxarifado.
Os interessados devem ir presencialmente até o Departamento de Vigilância Ambiental, localizado na Avenida Rosália Isaura de Araújo, sem número, no Centro Administrativo. É necessário os seguintes documentos:
As castrações são realizadas através de parceria com o “Castramóvel”, que funciona como uma clínica veterinária itinerante e promove mutirões em toda Minas Gerais desde 2017.
Em divulgação, a Prefeitura de Araxá informou que viabilizou a vinda do projeto com um investimento de R$ 660 mil em recursos próprios, além de fazer a gestão das vagas, oferecer equipe técnica de apoio e o espaço para a execução do projeto.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Ambiental, Leninha Severo, 40% das vagas são destinadas aos animais abandonados que são cuidados por protetores cadastrados pelo Município. “
As demais vagas são distribuídas entre famílias de baixa renda que estão sendo cadastradas na Secretaria de Saúde”, explicou.
Ainda em 2022, a Administração realizará o mutirão em outras três ocasiões, em data a ser agendada.
Conforme o veterinário responsável pelo Castramóvel, Alex Cabral Vieira, o procedimento é minimamente invasivo, leva poucos minutos e em algumas horas os pets podem retornar aos lares. O animal também já sai com a roupa de proteção, microchipado e medicado com todos os remédios.