NOTÍCIAS

Qual a relação entre osteoporose e saúde bucal?


Uma doença silenciosa e geralmente identificada quando o estágio está avançado. A osteoporose é um mal que enfraquece os ossos e os deixam mais suscetíveis à fraturas.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 50% das mulheres e 20% dos homens com idade igual ou superior a 50 anos são acometidos pelo problema.

O que muita gente não sabe é que a osteoporose pode acarretar problemas, além dos já conhecidos nos membros inferiores. Nos últimos anos, especialistas têm chamado atenção para os comprometimentos que a perda de massa óssea pode acarretar na saúde bucal.

“A osteoporose pode acometer duas importantes regiões da face: maxilar e mandíbula. Por conta disso, na maioria das vezes em que o paciente apresenta este quadro clínico, não é possível a realização de implantes dentários, por exemplo. Além disso, o paciente pode apresentar problemas periodontais que levam a uma maior dificuldade de cicatrização e consequentemente ser submetido a extrações severas”, alerta a dentista do sistema Hapvida/RN Saúde, Suyana Carneiro.

Qual a relação entre osteoporose e saúde bucal? — Foto: Freepik

Qual a relação entre osteoporose e saúde bucal? — Foto: Freepik

Veja alguns cuidados que podem ser adotados como prevenção da osteoporose:

-Tenha uma alimentação com dieta rica em cálcio e ômega 3;

-Pratique regularmente exercícios físicos;

-Tome banho de sol regular pela manhã;

-Evite o consumo em excesso de café, bebidas alcoólicas e cigarro.

A especialista alerta ainda para alguns sinais do desenvolvimento da doença na face. “Prótese dental ou dentes soltos, dor ou sangramento na gengiva devem ser observados. Importante destacar que, caso já tenha recebido o diagnóstico de osteoporose, não deixe de avisar o seu dentista”, finaliza.

O Sistema Hapvida é a maior rede de saúde integrada do país em número de beneficiários, nos segmentos de saúde e odontologia. Em 2022, a combinação de negócios do Hapvida com a NotreDame Intermédica (NDI) resultou na criação de uma das maiores operadoras de saúde verticalizadas do mundo, com cerca de 15 milhões de clientes e 18% de participação de mercado em planos de saúde.

Tanto o Hapvida quanto a NDI participaram intensamente da consolidação do mercado de saúde nos últimos anos através de uma combinação de crescimento orgânico e aquisições. A companhia possui mais de 68 mil funcionários, cerca de 27 mil médicos e 28 mil dentistas.



Fonte: G1


22/07/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?