MENU
Cinco mandados de prisão preventiva foram cumpridos na quarta-feira (13) pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) durante a 4ª fase da Operação “Ferro Bruto”. A ação, iniciada há cerca de um ano e meio, visa desarticular uma quadrilha especializada em desvio de cargas no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba que causou prejuízo milionário às vítimas.
Na quarta-feira, um dos integrantes foi encontrado e preso em Limeira (SP). Um segundo se apresentou com um advogado na Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Rurais em Uberaba.
Outros três suspeitos de integrar o grupo criminoso alvo da operação já se estavam no sistema prisional de Uberaba e Araxá.
Porém, dez alvos da operação estão foragidos da Justiça e ainda são procurados. A PCMG divulgou uma lista (veja abaixo) com as fotos dos criminosos e pede ajuda da população para denunciar anonimamente.
Qualquer informação sobre a localização dos foragidos podem ser pelos números 181, (34) 3321-6791, 190.
Procurados na Operação ‘Ferro Bruto’ — Foto: Polícia Civil/Divulgação
Delegado fala sobre a 4ª fase da Operação ‘Ferro Bruto’ em Uberaba e região
As investigações iniciaram há cerca de um ano e meio, na Delegacia Rural de Araxá, sendo identificados 38 membros da quadrilha, todos já identificados.
Segundo a PCMG, a organização criminosa atuava da seguinte forma: os motoristas cadastravam em aplicativos de cargas, no trajeto para o destino, outro motorista assumia a direção do caminhão e desviava a carga para os receptadores. Em seguida, o primeiro motorista registrava um Boletim de Ocorrência falso, afirmando que teria sido roubado.
Após levantamentos, a Polícia Civil representou por várias medidas cautelares e prisões preventivas de alguns integrantes, que foram aceitas pela Segunda Vara Criminal de Araxá, com parecer favorável do Ministério Público.
Foram expedidos 15 mandados de prisões preventivas, buscas e apreensões domiciliares e sequestro de bens de integrantes da organização criminosa.