NOTÍCIAS

Ranking do saneamento básico: veja o que faz Uberlândia estar entre as dez melhores cidades do Brasil há mais de uma década | Triângulo Mineiro


Uberlândia foi classificada como a 2ª melhor cidade do país no quesito saneamento básico, de acordo com divulgação nesta nesta terça-feira (22) do Instituto Trata Brasil, data em que é celebrado o Dia Mundial da Água. Conforme o ranking, o município está entre os 10 primeiros mais bem avaliados há mais de 1 década, chegando a ficar em 1º lugar em 2013.

  • Compartilhe esta notícia no WhatsApp
  • Compartilhe esta notícia no Telegram

Para tentar entender os motivos que fazem com que Uberlândia ocupe situção tão positiva e quais são os investimentos previstos para o futuro para se manter bem na pesquisa, o g1 conversou com o diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), Adicionaldo Cardoso; confira abaixo.

Os números divulgados nesta terça são referentes aos resultados obtidos em 2020. O estudo do Trata Brasil avalia anualmente os indicadores de acesso à água potável, coleta e tratamento de esgoto das 100 maiores cidades do país com base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) divulgado pelo Ministério das Cidades.

  • Leia também: Ranking do saneamento básico – veja quais são as grandes cidades com os melhores e os piores serviços do paísInstituto Trata Brasil
Estação de Captação de Água Dmae Rio Uberabinha/ Sucupira em Uberlândia, foto de arquivo — Foto: Dmae/Divulgação

Estação de Captação de Água Dmae Rio Uberabinha/ Sucupira em Uberlândia, foto de arquivo — Foto: Dmae/Divulgação

Diante do resultado, o diretor-geral do Dmae Adicionaldo Cardoso, destacou que a cidade tem feito um bom trabalho ao longo de anos que geram esse contexto positivo do tratamento de água.

“É um trabalho que vem sendo feito ao longo das administrações. Temos três mananciais e investimos muito na produção de água e no tratamento de esgoto. E ainda este ano vamos ampliar o tratamento de esgoto”, destacou.

Em 2020 (ano contabilizado pelo estudo) Uberlândia tinha duas estações de captação e tratamento de água: Bom Jardim de Sucupira.

Contudo, após a pesquisa, uma terceira estação foi inaugurada em 2021, a Capim Branco, que é composta por 20 km de adutoras e reservatório com capacidade de 10 milhões de litros. Este último sistema, que já têm capacidade de produção de 2 mil litros por segundo, pode garantir água tratada para até 1,5 milhão de habitantes.

Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Uberlândia tem 706.597 habitantes. Ou seja, o abastecimento pode atender mais que o dobro da população existente.

Estação de Tratamento de Água Capim Branco, foto de arquivo — Foto: Comunicação Dmae/Divulgação

Estação de Tratamento de Água Capim Branco, foto de arquivo — Foto: Comunicação Dmae/Divulgação

A Capim Branco, inclusive, é tratada como a “menina dos olhos” da autarquia, segundo o diretor-geral.

“Ela deu a possibilidade de Uberlândia não ter racionamento de água. Em 2021, muitas cidades tiveram que fazer racionamento, mas com a chegada da Capim Branco houve a possibilidade de atendermos uma população de até 1,5 milhão de pessoas”, frisou .

Cardoso também pontuou que os investimentos devem seguir para o futuro em toda a questão relacionada ao tratamento de água e esgoto. Ele ainda afirmou que já “há R$ 100 milhões garantidos para o investimento em tratamento de esgoto”.

O prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão (PP), também analisou de forma positiva a posição da cidade no ranking, enfatizando ainda a importância da Estação de Tratamento de Água (ETA) Capim Branco para o futuro.

“Sabemos que os investimentos em saneamento refletem diretamente na vida da população. Devido ao nosso planejamento e visão de futuro, com a operação da Capim Branco temos capacidade de produzir água para o dobro do número de habitantes na cidade”, comentou.

Desde o início da pesquisa do Instituto Trata Brasil, a melhor colocação de Uberlândia ocorreu no ranking de 2013, quando foram divulgados os resultados equivalentes a 2011. Naquela lista, Uberlândia foi a cidade com o melhor saneamento do Brasil.

O pior resultado do município foi no ranking de 2015, quando foram apresentados os dados equivalentes a 2013. Na época, Uberlândia ocupou a nona colocação, mas manteve o primeiro lugar dentre as cidades mineiras.

Confira abaixo as posições de Uberlândia na lista de saneamento básico do Instituto Trata Brasil desde 2009, quando a instituição começou a divulgar os resultados.

Posições de Uberlândia no ranking desde 2009

AnoBrasilMinas Gerais
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


22/03/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?