NOTÍCIAS

Receptores piratas de TV viram minicomputadores para escolas do Triângulo e Alto Paranaíba


Quatrocentos receptores piratas de TV, apreendidos pela Receita Federal (RF), foram transformados em minicomputadores e destinados às Prefeituras de Frutal, Patos de Minas, Uberaba e Rio Paranaíba, nesta terça-feira (17). A iniciativa sustentável é inédita no país e transformou em algo útil um componente eletrônico que geraria impacto financeiro e ambiental se apenas fosse destruído e descartado.

A ação é uma parceria da Receita Federal com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), com a finalidade de incrementar o equipamento educacional nas Instituições de Ensino das cidades.

As equipes das universidades removeram o software que dá acesso ilegal aos satélites e bloqueou o aparelho para que ele não possa mais ser utilizado com essa finalidade.

A partir daí, o aparelho é reconfigurado para funcionar como um minicomputador, com a instalação de um sistema operacional e de softwares educacionais gratuitos.

Após o procedimento, a equipe da destinação sustentável da Receita Federal realiza o teste dos equipamentos para assegurar que não possam retornar ao mercado como receptores de TV.

De acordo com a Receita Federal, anualmente milhares de receptores piratas de TV são apreendidos no país. Ainda segundo a RF, os aparelhos são ilegais porque concorrem com receptores devidamente cadastrados, além da possibilidade de invasão de redes domésticas, roubo de dados pessoais e importação de forma ilegal ao país.

O projeto “Além do Horizonte”, em parceria com a Delegacia da Receita Federal, leva os equipamentos apreendidos às instituições de ensino, que utilizam o processo de conversão da máquina em minicomputadores como aprendizado aos estudantes. A ação ocorre em diversas cidades do país.

Receita Federal e UFU fazem entrega de equipamentos em escolas públicas de Patos de Minas

Receita Federal e UFU fazem entrega de equipamentos em escolas públicas de Patos de Minas

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


17/05/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on skype
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?