MENU
A reciclagem de vidro pelas associações de recicladores aumentou em Uberlândia e passou de 1.313,48 para 1.453,09 toneladas. O dado é de 2021, em comparação ao ano anterior, e equivale a um aumento de 10,63%.
O material pode ser 100% reaproveitado e reduzir o volume de lixo nos aterros, economizar água e evitar a extração de areia, matéria prima do vidro. Além de gerar renda para os recicladores, o processamento e a comercialização trazem benefícios ambientais e econômicos, visto que pode permanecer na natureza por cerca de 10 mil anos poluindo solos e águas.
Veja mais abaixo como acondicionar vidros para a reciclagem.
Em Uberlândia, a transformação do vidro contribui para a renda de grupos que integram o projeto Recicla Vidros, formado por 4 associações e uma cooperativa de recicladores e catadores: Arca, Abrcs, Coru, Arbe e Assotaiamã. As associações também contam com quatro caçambas e um triturador para acondicionar e reciclar o material recolhido.
“O aumento do percentual é decorrente da ampliação da coleta seletiva na cidade. No ano passado ampliamos o serviço para mais 17 bairros, alcançando 85% de cobertura da coleta seletiva em Uberlândia”, disse o supervisor de gestão de resíduos sólidos do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), Arthur Rosa Públio.
De todo o material recolhido pela Coleta Seletiva feita pelo órgão, a quantidade em vidro equivale a 36%. “Vale lembrar que além da coleta realizada pelo ecocaminhão, alguns moradores entregam os vasilhames diretamente nas associações”.
O vidro é um material que deve ser descartado com cuidado. Coloque os cacos dentro de caixas de papelão ou garrafas PET e se possível identifique-o.
Para o recolhimento de recicláveis, Uberlândia conta com a Coleta Seletiva (clique aqui e veja em qual dia ela passa no seu bairro) e com a distribuição de Ecopontos da Prefeitura.
Além disso, as cooperativas e associações parceiras possuem caçambas disponíveis. Para mais informações, o morador pode ligar no Fone Fácil 115 ou escrever para o [email protected].