NOTÍCIAS

Região Sudeste pode ter epidemia de dengue este ano, Minas Gerais está sob alerta

O Ministério da Saúde em colaboração com o InfoDengue da Fundação Oswaldo Cruz prevê que o Brasil pode enfrentar uma preocupante escalada nos casos de dengue este ano, podendo registrar entre 1,7 milhão e 5 milhões de ocorrências. Essa previsão está fundamentada na conjunção de fatores como o calor intenso, fortes chuvas e o ressurgimento dos sorotipos 3 e 4 do vírus no país.

 

A situação é considerada atípica, uma vez que o Brasil lida atualmente com a circulação de quatro variações do vírus, conforme destacado pela secretária de Vigilância em Saúde do Ministério, Ethel Maciel. A região Centro-Oeste é apontada como a de grande risco de enfrentar uma epidemia, enquanto o Sudeste, sobretudo, Minas Gerais está sob forte alerta, além do estado do Espírito Santo.

No Sul, o Paraná desponta como o estado com maior probabilidade de enfrentar um cenário epidêmico. Para o Nordeste, a perspectiva é de um aumento nos casos, porém, sem previsão de epidemia. Vale ressaltar que o país registrou um recorde de mortes por dengue no ano passado, totalizando 1.079 óbitos até 27 de dezembro.

Os dados da Organização Mundial da Saúde evidenciam que o Brasil lidera os registros da doença globalmente, o que ressalta a urgência de medidas preventivas e de controle para enfrentar essa possível escalada de casos de dengue em 2024.

Combate ao mosquito Aedes aegypti

Em Rio Paranaíba, a Prefeitura juntamente com as Secretarias de Saúde e de Infraestrutura, Transporte e Obras, estão promovendo o Mutirão de Limpeza para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. De 08 a 12 de janeiro, a ação está acontecendo nos bairros Olhos D’água e Alto Santa Cruz.

E nas próximas semanas, percorrerá os demais bairros da cidade. Pede-se a colaboração de todos os moradores destas localidades. As equipes da prefeitura estarão atuando na coleta e fiscalização de imóveis e locais para eliminar o focos do mosquito.

* Siga nosso canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas informações!!!




09/01/2024 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?