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Reparação de parte da BR-365 em Patos de Minas está na fase de compactação do solo


A obra de reparação da ponte sobre o Córrego dos Vieiras, no km 428 da BR-365 em Patos de Minas, continua nesta terça-feira (22). Durante a manhã, a TV Integração esteve no local e apurou que a expectativa dos trabalhadores é que o serviço seja encerrado até esta quarta-feira (23), caso a chuva não comprometa a continuidade das ações.

Procurado pelo g1, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), responsável pela administração da rodovia, afirmou que as obras no trecho seguem avançando e que a previsão é que os serviços de reconstrução sejam concluídos nos próximos dias, a depender das condições climáticas na região.

Segundo a TV Integração, um engenheiro que atua na obra relatou que a reforma está na etapa de compactação do solo. Em seguida, o trecho será asfaltado novamente.

A reconstrução do aterro da cabeceira da ponte já havia sido realizada na manhã do último sábado (19) – antes, na sexta-feira, a empresa contratada pelo Dnit removeu as defensas metálicas.

Parte da rodovia federal está interditada desde o dia 13 de janeiro, depois que foram constatados danos na cabeceira da ponte, causados pelos volumes do Rio Paranaíba e afluentes, que subiram devido às chuvas na região. Após dar e retirar a autorização para a Prefeitura de Patos de Minas fazer a reparação da estrutura, o Dnit assumiu de vez a responsabilidade pela obra. Relembre o entrave mais abaixo nesta matéria.

Passagem de trabalhadores

A rodovia também é acesso importante para funcionários que trabalham em empresas agrícolas, localizada após o Córrego dos Vieiras e moram em Patos de Minas. Para realizar o translado, foi feita uma passarela móvel (veja no vídeo abaixo) que é colocada na parte da manhã e na parte da tarde, para entrada e saída dos trabalhadores.

“Nós fizemos uma passarela, de acordo com as normas do Dnit, nós gastamos um pouco mais de tempo nela por esse fato. Nós estamos tendo apoio de todas as empresas, temos cinco empresas aqui na região envolvidas”, comentou o engenheiro Diego Faria, da empresa responsável pelas obras, Auma Negócios.

Durante a passagem dos trabalhadores, as obras são interrompidas.

Passagem para trabalhadores é adaptada na BR-365 em Patos de Minas

Passagem para trabalhadores é adaptada na BR-365 em Patos de Minas

Durante a execução dos serviços, o departamento orienta que os usuários utilizem a seguinte rota alternativa:

Para se deslocar entre Patos de Minas e Patrocínio, o usuário deve seguir pela BR-354, rumo à Lagoa Formosa, Carmo do Paranaíba e Rio Paranaíba; depois, acessar a MG-230 e passar por Serra do Salitre até retornar à BR-365, em Patrocínio. Veja mapa mais abaixo.

Rota alternativa para fugir do trânsito interditado na Ponte dos Vieiras em Patos de Minas — Foto: Reprodução/Google Maps

Rota alternativa para fugir do trânsito interditado na Ponte dos Vieiras em Patos de Minas — Foto: Reprodução/Google Maps

Na última terça-feira (15), o prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão (Podemos), havia afirmado que a Prefeitura tinha interesse e condições de consertar a ponte por conta própria. Na ocasião, ele disse que engenheiros do Dnit haviam liberado o início das obras pelo Município, mas que ainda era preciso esperar uma autorização oficial do órgão federal, que é o responsável por administrar a rodovia.

O documento, que estava previsto para chegar na noite de terça, não foi emitido. Já na quarta-feira (16), em um comunicado divulgado às 16h10, o Dnit informou que os serviços de recuperação da cabeceira da ponte sobre o córrego, localizada no km 428, haviam sido iniciados, e que os técnicos do departamento monitoravam a situação e seguiam no local para restabelecer o fluxo de veículos.

Em nota emitida na manhã da última quinta-feira (17), a Prefeitura de Patos de Minas chegou a confirmar que não havia recebido a autorização do Dnit para atuar no local, apesar de, segundo o Município, os engenheiros do órgão terem validado presencialmente a solução proposta.

“O Executivo local já havia iniciado o recorte do asfalto e a movimentação de terra, mas, a partir de agora, o trabalho fica a cargo exclusivamente do departamento federal. Segundo o Dnit, uma empresa terceirizada já foi contratada para assumir os serviços”, continua a nota.

Prefeitura de Patos de Minas tentou adiantar os trabalhos na ponte sobre a BR-365  — Foto: Ascom/Prefeitura de Patos de Minas

Prefeitura de Patos de Minas tentou adiantar os trabalhos na ponte sobre a BR-365 — Foto: Ascom/Prefeitura de Patos de Minas

Já no início da tarde de quinta, a assessoria de imprensa da Prefeitura anunciou que havia recebido a autorização por parte da Unidade Local do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Uberlândia e que iria começar as obras.

No documento, o Chefe do Serviço da Unidade, Vinícius Rodrigues de Castro Júnior, afirmou que a decisão foi tomada devido à “falta de posicionamento e indefinição” da Administração Superior do Dnit e da empresa detentora do contrato de manutenção do trecho.

Porém, horas depois, ainda na quinta-feira, a autorização dada a Prefeitura foi retirada pelo próprio Dnit, que assumiu de vez a responsabilidade pelas melhorias. Apenas na tarde de sexta-feira, o órgão informou que deu início aos trabalhos.

Na manhã do dia 16 de janeiro, funcionários públicos e voluntários da iniciativa privada já haviam começado a adiantar os trabalhos e abriram uma passagem debaixo da ponte para que uma retroescavadeira possa ser utilizada nos reparos.

Em entrevista à TV Integração, o diretor de obras da Prefeitura, José Amorim, explicou quais reparos estariam previstos para a ponte.

“Vai ser feita uma contenção de concreto na parte de baixo e, consequentemente, vamos tirar o material para começar a estabilização do terreno e elevar o piso até a parte de pavimentação. O serviço na parte de baixo não interfere na parte de cima”, afirmou.
Prefeito de Patos de Minas diz que Dnit liberou obras em trecho da BR-365

Prefeito de Patos de Minas diz que Dnit liberou obras em trecho da BR-365

O trânsito na Ponte dos Vieiras, que fica no km 428 da rodovia BR-365, em Patos de Minas, teve que ser completamente interditado às 11h20 do dia 10 de janeiro para reparos estruturais. A água começou a se aproximar das bordas da estrutura da ponte, o que provocou rachaduras e a formação de uma cratera no local.

Entre às 18h30 do dia 11 de janeiro até a manhã do dia 12, o volume do rio atingiu a marca dos 11,73 metros. Até então, a BR-365 estava operando em meia pista.

LEIA MAIS: Trânsito no km 428 da BR-365 é interditado totalmente em Patos de Minas e motoristas devem ficar atentos; veja rota alternativa

Segundo dados fornecidos pelo climatologista Lanzoerques Júnior, só nos 15 primeiros dias de fevereiro, foram registrados mais de 340 mm de precipitação em Patos de Minas. Esse volume é bem maior que a média de chuva esperada para todo o mês, que era de pouco mais de 200 mm.

Porém, nos últimos dois dias, não foram registrados índices relevantes de chuva na cidade, o que contribuiu para a redução do nível do Rio Paranaíba. Na última medição divulgada, feita na manhã desta terça-feira, a água estava 9,72 metros acima do normal.

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Fonte: G1


22/02/2022 – Paranaíba e Máximus FM

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