NOTÍCIAS

Restauração da Locomotiva 01 é iniciada em Araguari após 17 anos


A Locomotiva 01 da Estrada de Ferro de Goyaz vai ser restaurada após 17 anos. O veículo foi retirado da Praça dos Ferroviários, em Araguari, na última sexta-feira (20), pelo 2º Batalhão Ferroviário do Exército.

O projeto da Fundação Araguarina de Educação e Cultura (Faec) também prevê a recuperação de 3 vagões e a reforma das praças onde eles estão localizados. Veja mais abaixo.

De acordo com o presidente da Faec, Diogo Machado, a Locomotiva 01 é patrimônio histórico e cultural de Araguari. A recuperação será feita em parceria com o 2º Batalhão Ferroviário da cidade.

Cerca de R$ 55 mil serão investidos no projeto por meio do Fundo de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural. Os trabalhos de funilaria, pintura e lanternagem para restauração estética da locomotivos serão custeados pela Prefeitura, sendo que a mão de obra será doada pelo Exército. A Praça dos Ferroviários, onde a locomotiva fica, também vai receber melhorias.

“O que queremos é transformar os espaços públicos em locais agradáveis para a família, para a população, resgatando as praças e ambientes urbanos. Nessa praça onde ficava a locomotiva 01 da Estrada de Ferro de Goyaz, que é patrimônio da Fundação Araguarina de Educação e Cultura, nós vamos recompor ela e fazer cobertura para dar mais segurança, mais iluminação para a praça, instituir um memorial aos ex-ferroviários e também melhorar o paisagismo”, disse Diogo.

Ainda conforme o presidente da fundação, a recuperação da composição deve ser feita em até 60 dias. A reinauguração do espaço deve ocorrer próximo ao aniversário da cidade, no dia 28 de agosto.

“A previsão dada pelo batalhão é que o trabalho dure 60 dias. Aí ela volta para cá e em mais 30 dias para os demais serviços. A reinauguração está prevista para próximo ao aniversário de Araguari”, afirmou.

A Locomotiva 01 foi construída no início do século XX nos Estados Unidos. Ela foi a primeira a passar pelos trilhos da Estrada de Ferro de Goyaz.

Segundo Diogo Machado, outros 3 vagões devem ser restaurados e farão parte de parques urbanos conectados.

“Esses vagões que serão restaurados fazem parte de um grande projeto nosso, que é o Parque Caminho dos Trilhos e o Parque dos Ferroviários. São 2 parques urbanos que vão se conectar a partir da estação, onde hoje fica a Prefeitura, até a saída para o Distrito de Amanhece”, explicou Machado.

Os 3 vagões que serão recuperados serão adaptados para ambientes comerciais. A intenção é resgatar a natureza ferroviária da cidade ao mesmo tempo em que os equipamentos se transformam em pontos de encontro para a população.

“Depois da locomotiva, o vagão onde funciona a associação de artesanato será o primeiro a passar por nova pintura e nova comunicação visual. Os outros 2 estão na etapa de projeto, onde iremos desenhar qual será a destinação e adaptações que serão feitas neles”, concluiu.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


23/05/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?