MENU
O nível do Rio Paranaíba continua subindo devido às chuvas constantes registradas em Patos de Minas e região nas últimas semanas.
De acordo com dados divulgados pela Defesa Civil, na manhã desta quinta-feira (12/01), o nível do Rio estava em 9,97 metros acima do normal. Tanto o Corpo de Bombeiros quanto a Defesa Civil seguem monitorando o avanço da água, com frequentes medições.
O monitoramento vinha sendo realizado uma vez por dia desde dezembro de 2022. No entanto, com a intensificação das chuvas em Patos de Minas e nos municípios por onde o rio passa, como Rio Paranaíba, Carmo do Paranaíba e Lagoa Formosa, a medição passou a ser realizada com mais frequência.
De acordo com o boletim divulgado pela Central de Atendimento Social às Vítimas das Enchentes (CASVE) na tarde desta quarta-feira (11/01), Patos de Minas já tinha 25 famílias desalojados, totalizando 57 pessoas; e outras famílias desabrigadas devido ao alagamento em suas residências.
De acordo com informações, três famílias foram encaminhadas para o abrigo provisório na Escola Estadual Santa Terezinha e uma família foi abrigada na Escola Estadual Ilídio Caixeta.
A preocupação é de que mais áreas sejam alagadas nas próximas horas, levando a retirada de mais famílias das áreas próximas ao Rio Paranaíba. A previsão da meteorologia para hoje é 12mm de chuva para Patos de Minas.
No dia 8 de janeiro, o prefeito Luis Eduardo Falcão (Novo) decretou estado de emergência na cidade devido à cheia do rio. Segundo ele, áreas da zona rural também foram afetadas pela enchente.
No ano passado, o Rio Paranaíba teve a maior cheia das últimas décadas em Patos de Minas. No dia 12 de janeiro, o nível da água chegou a 12 metros acima do normal. Mais de 700 pessoas ficaram desabrigadas ou desalojadas, e várias vias públicas, como a Ponte do Arco, foram interditadas.