MENU
Na última quarta-feira (18/01) o programa Em Boa Companhia esteve na Base Descentralizadora do SAMU em Rio Paranaíba mostrando as dependências e instalações, os equipamentos e todo o funcionamento da Base, além da simulação de primeiros socorros em caso de engasgos.
Na oportunidade, o responsável pela Base em Rio Paranaíba Gilmar Barcelos falou sobre como funciona o atendimento prestado em Rio Paranaíba. A base descentralizada atendendo os municípios e contempla o atendimento na região com um tempo resposta adequado e respeitando a ordenação dos fluxos de urgência através da grade de serviços regionalizada e hierarquizada, bem como o tráfego.
O chamado é feito através do 192, a ligação é direcionada à Central de Regulação em Patos de Minas. Após algumas perguntas, a ligação é transferida para um médico de plantão e a partir dali, é analisada a necessidade de enviar uma ambulância equipada de acordo com a necessidade da vítima. O regulador de frota dispara o chamado para a Base Descentralizadora e então, é feito o atendimento.
Anteriormente a Base estava localizada em Patos de Minas, após a descentralização o atendimento passou a ser realizado em 27 cidades da região. O SAMU é acionado pelo telefone 192 e atende a emergências clínicas como: dores no peito que surgem repentinamente e que podem ser sintomas de problemas no coração, intoxicação com produtos tóxicos e envenenamento, perda de consciência, desmaio, engasgos, choques elétricos entre outros.