NOTÍCIAS

'Sem risco de desabastecimento', Dmae segue monitorando situação de barro no Rio Uberabinha em Uberlândia | Triângulo Mineiro


Conforme nota enviada pela autarquia ao g1 nesta sexta“o sistema de produção e tratamento de água de Uberlândia está funcionando plenamente e, portanto, não há risco de desabastecimento na cidade”.

Segundo o órgão, a questão monitorada é a captação, já que a água suja com lama está caindo no Rio Uberabinha, não na Estação de Tratamento de Água (ETA) Sucupira. Desta forma, por mais que em diversos pontos do rio a água esteja suja, essa questão não chegará até os consumidores.

O Dmae informou que a ETA Sucupira segue captando e produzindo água potável. O deslocamento de lama chegou no fim da tarde de quarta-feira (21) ao rio. Até o momento o abastecimento da unidade não foi afetado, apesar da água escura e com aspecto barrento. Em menos de 24 horas, a turbidez da água na estação passou do nível 6 para o nível 420 na quinta-feira (21).

Na nota, o Dmae ainda diz que não foram encontrados contaminantes químicos e que técnicos da autarquia, em caráter de precaução, monitoram o leito do rio Uberabinha“.

Reservatório particular se rompe em Uberlândia

Reservatório particular se rompe em Uberlândia

Situação do reservatório

Esse monitoramento ocorre desde segunda-feira (18). A estrutura do reservatório que rompeu, também conhecida por “piscinão”, tem 12 metros de profundidade e capacidade para armazenar 1 milhão de m³ de água usada na irrigação de lavoura.

A diminuição da transparência da água levou a uma diminuição da vazão tratada pela metade, passando de 1.000 litros para 500 litros por segundo. De acordo com Celismar Costa, gerente ambiental do Dmae, a baixa qualidade da água levou ao uso de mais produto químico.

O Dmae passou a utilizar parte da água tratada pela Capim Branco, para que o abastecimento não fosse prejudicado.

Conforme a autarquia, em caso de constatar qualquer risco para o abastecimento, a captação de água na ETA Sucupira será totalmente suspensa e o abastecimento da população será feito exclusivamente com a água tratada na ETA Capim Branco.

Ainda de acordo com Costa, a previsão é que até sábado a população perceba a água um pouco suja. Porém, pelas análises técnicas do Dmae, não há contaminantes que inviabilizem o tratamento para consumo. Mas ainda não é possível afirmar se o rompimento do reservatório vai gerar impactos ambientais.

Já a Semad informou que a água atingiu áreas de lavoura de milho, de preservação permanente e o curso d’água. Segundo informações repassadas ao Núcleo de Emergência Ambiental (NEA), não há comunidade na região e não houve vítimas.

A secretaria ainda informou que na terça-feira (19), equipes da Superintendência Regional de Meio Ambiente do Triângulo Mineiro (Supram-TM) e da PMMAmb realizaram fiscalização no local. O auto de fiscalização ainda está em confecção, e analistas do NEA acompanham a ocorrência remotamente.

Reservatório de água se rompe em Uberlândia; fazenda a 45km da cidade — Foto: Arquivo Pessoal

Reservatório de água se rompe em Uberlândia; fazenda a 45km da cidade — Foto: Arquivo Pessoal

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


22/07/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?