NOTÍCIAS

Sexta-feira 13: entenda o significado do gato preto e conheça a lenda urbana da mulher de 7 metros de Patos de Minas


A sexta-feira 13 é repleta de mitos e superstições, em que muitos interpretam como o dia do azar, seja através de símbolos como quebrar um espelho, passar debaixo da escada e até o gato preto.

De acordo com uma enquete realizada pelo g1 com os moradores do Triângulo e Alto Paranaíba, quase 30% têm superstição, enquanto outros 12% tem “um pouco”. A maioria, quase 58%, não tem superstições relacionadas à data.

Mesmo assim, existem algumas histórias e mitos na região, como Lavi Lopes, a mulher de sete metros, de Patos de Minas (conheça mais abaixo).

  • Como surgiu a superstição da sexta-feira 13?
  • Sexta-feira 13 é hoje: filmes para assistir nas principais plataformas de streaming
Foto de arquivo de gato preto — Foto: Arquivo pessoal

Foto de arquivo de gato preto — Foto: Arquivo pessoal

Entre as pessoas que não tem superstições com a data está a bruxa Deborah Belmiro, que faz parte da religião wicca.

Segundo Deborah, entre os fatores que popularizaram a sexta-feira 13 no Brasil estão os filmes norte-americanos, como o do assassino Jason, protagonista do filme “Sexta-Feira 13”.

“Essa sexta-feira (13) é hollywoodiana, primeiramente. Mas aqui também vivemos um sincretismo religioso muito grande e somos muito criativos. Então a gente incorpora muita coisa que é de religião de matriz africana nesse ‘caldeirão’ e cria nossos misticismos”, explicou.

Em relação a um dos maiores símbolos da data, o gato preto, Deborah afirma que ele não tem nada de negativo na visão da religião dela, como trazem os mitos, mas é interpretado por algumas pessoas da wicca como algo relacionado ao sobrenatural.

“O gato em si, ele dentro do esoterismo, da espiritualidade, ele é um caminho entre os mundos do natural e do sobrenatural. Por isso muitas pessoas gostam de ter esses animais em casa, por conta desse estreitamento com o sobrenatural”, detalhou.

O animal também possui uma ligação histórica com as bruxas por ser um símbolo do animal de estimação delas.

Ainda segundo Deborah, a ideia da wicca é a “harmonia com a natureza”, então, se a pessoa estiver com desarmonia com a natureza, também está em desarmonia com o mundo espiritual.

  • LEIA TAMBÉM: ‘Quem são as bruxas?’ Sacerdotisa e filósofo em Uberlândia explicam as origens, mitos e crenças por trás do Halloween
Atriz interpreta a mulher de 7 metros, lenda urbana de Patos de Minas — Foto: Reprodução/ Youtube

Atriz interpreta a mulher de 7 metros, lenda urbana de Patos de Minas — Foto: Reprodução/ Youtube

Uma das lendas urbanas mais famosas da região do Alto Paranaíba é da mulher de 7 metros, que é uma lenda tradicional em Patos de Minas, como a mula sem cabeça, saci-pererê e outros símbolos.

A lenda de Lavi Lopes é tão conhecida que ganhou um filme, dirigido por Dilleygor Lagares e com roteiro de Pedro Pauleey.

“Eu sempre ouvi falar dessa lenda na minha região e, segundo a lenda de um livro antigo que minha tia tinha falava, essa senhora que era muito rica e que tinha milhares de escravos, dos quais ela maltratava bastante”, disse Pauleey.

“Tem relatos de que ela jogava água quente neles [os escravos]. Os filhos das escravas que nasciam, ela pisava neles. E segundo a lenda, que as pessoas mais antigas dizem, ela colocava um salto que ela tinha para pisotear essas crianças”, completou.

O filme foi feito a partir do livro citado por Pauleey e também através das histórias contada por pessoas.

“Eu colhi alguns depoimentos de pessoas que juraram ter contato com a mulher. Tem o relato de uma neta de taxista que dizia que sempre levava ela no mercado. E a lenda diz que um dia ele foi buscar ela e ela esqueceu o guarda-chuva dentro do táxi. Quando ele entrou em contato parra entregar, ela passou um endereço para ele devolver. Ele foi até o local de destino, que era o cemitério”, contou.

Ainda conforme a lenda, na sexta-feira 13 é possível se ver aparições de Lavi Lopes, vestida de preto.

Atriz interpreta a mulher de 7 metros, lenda de Patos de Minas — Foto: Pedro Pauleey/Arquivo Pessoal

Atriz interpreta a mulher de 7 metros, lenda de Patos de Minas — Foto: Pedro Pauleey/Arquivo Pessoal

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


13/05/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?