
MENU

A partir deste mês, entra em funcionamento no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em Uberaba, o ‘Infolab’, um novo sistema informatizado que vai otimizar a realização de exames laboratoriais e acelerar a disponibilização de resultados para os mais de 400 tipos de exames que são realizados, perfazendo em média de 65 a 70 mil por mês.
“Esse sistema vai trazer uma integração com a AGHU [Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários, que reúne as informações sobre a produção assistencial no HC]. Hoje o médico solicita no Aplicativo, nós imprimimos a solicitação e cadastramos [manualmente] no nosso sistema atual. Com o Infolab, o médico solicita e já vai cair no sistema do Laboratório. Vai ser integrado”, explicou Tatiana Campos, chefe da Unidade de Análises Clínicas e Anatomia Patológica (Uacap) do hospital.
Campos também ressaltou os benefícios que o Infolab trará para a equipe médica, de coletadores de sangue e também para os usuários do serviço de saúde.
Quando o paciente internado tem algum resultado muito fora da normalidade, o laboratório telefona para o médico e avisa sobre a situação. Com o Infolab o próprio sistema enviará o alerta por SMS para o celular do médico solicitante [do exame], e ainda voltará para nós a confirmação de recebimento. Se for necessário entrar em contato com o paciente ambulatorial, não mandaremos para o médico, mas para o próprio usuário, como nos casos de necessidade de retornar ao Ambulatório para repetir uma coleta”, disse.
Também é prevista uma economia significativa no consumo de papel, já que os pedidos não serão mais impressos, o que refletirá na gestão de arquivo.
“Hoje o paciente sai do consultório e vem coletar o sangue com pelo menos três folhas de pedidos. Atendemos de 200 a 250 pessoas por dia. Dá quase mil folhas por dia. Não é só esse gasto com papel, ainda tem um gasto de arquivar esse volume no depósito localizado na BR-050”, falou Cristiana Lima Carneiro, técnica em secretariado lotada na Uacap.
Além da automação no cadastro dos pedidos de exames e da melhoria na comunicação proporcionada pelo envio das mensagens, o novo programa também possibilitará que os resultados sejam acessados pelos pacientes via internet.
Junto do comprovante de coleta de sangue, será fornecido um nome de usuário com senha, dispensando a necessidade de regresso ao hospital para retirar os resultados, além de evitar a impressão dos laudos, que serão consultados pelo médico na tela do computador, durante a consulta de retorno.
Para a implantação do sistema informatizado foi feito investimento de R$ 60 mil, que vieram de créditos orçamentários do Sistema Único de Saúde (SUS).