MENU
O motorista vai se surpreender ao pagar a guia de licenciamento de veículos de 2023 em Minas. A taxa caiu de R$ 135,95 para R$ 33,66 em relação ao ano passado. No entanto, o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) aumentou bastante, cerca de 50%.
É possível emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) no site da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais e é necessário apenas informar o número Renavam do veículo.
O IPVA em Minas aumentou e, a depender do veículo e seu valor médio na tabela Fipe, o aumento real do tributo neste ano de 2023 pode ser 47% maior do que foi pago pelos condutores no ano passado. O Governo de Minas congelou o preço do imposto em uma tentativa de amenizar os impactos financeiros da pandemia, mas a tabela Fipe disparou para carros novos e usados.
Escala de vencimento de pagamentos
A Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo vence no dia 31/03. Em 2023, da mesma maneira que foi divulgada no ano passado, a escala de vencimentos do IPVA terá início no mês de março e deverá ser paga até maio.
O IPVA pode ser em cota única, “à vista” com desconto de 3% no valor total. Para os contribuintes considerados “bons pagadores”, há um desconto adicional de mais 3%. Qualquer um que tenha pago corretamente e nas datas estipuladas do pagamento do IPVA nos anos de 2021 e 2022 se enquadra como um “Bom Pagador” nos critérios do Programa de Incentivo à Regularidade do Pagamento do IPVA.
IPVA praticamente dobra em Minas e motoristas reagem
Revoltados, proprietários de veículos reagem ao aumento do IPVA 2023, que chega a dobrar em Minas Gerais. O imposto, que foi congelado em 2022, está até 50% mais caro neste ano.
As parcelas do IPVA 2023 começam a vencer no dia 13 de março em Minas Gerais. O imposto pode ser pago à vista, com desconto de 3%, até a data de vencimento da placa, ou em até três vezes.
Os proprietários de veículos registrados no estado podem acessar o valor do imposto em toda a rede bancária. Também é possível verificar diretamente no portal da Secretaria de Estado de Fazenda.
Itatiaia