NOTÍCIAS

Trabalhadores da empresa de ônibus São Miguel paralisam atividades em Uberlândia; veja bairros afetados


Trabalhadores da São Miguel, uma das responsáveis pelo transporte público em Uberlândia, paralisaram as atividades nesta quarta-feira (27). Segundo a categoria, há um acordo coletivo que diz que todo dia 22 deve ser feito adiantamento do salário, o que não ocorreu. A empresa se manifestou sobre o assunto; veja abaixo.

Ao todo, 40% da frota está fora de circulação desde às 4h30. Contudo, esse número pode aumentar, já que os veículos que circularam na cidade até por volta das 8h foram os que dão reforço para o horário de pico.

Entre os bairros mais afetados com a situação estão o Morumbi, Dom Almir, Custódio Pereira, Cruzeiro, Maravilha, Jardim Brasília, Luizote de Freitas, setor Industrial e o Presidente Roosevelt.

Conforme o sindicato responsável pela negociação, a empresa avisou que pagaria o adiantamento até terça (26). Contudo, o acordo não foi cumprido. Por isso, a paralisação irá seguir até que ele seja feito.

“Houve esse acordo até onde houve a mediação do Ministério Público. Existia a previsão de não haver mais atraso no pagamento de salário, concessão de benefícios, adiantamento salarial e infelizmente o que nós presenciamos foi que esse mês, mais uma vez, houve a reincidência desse atraso no adiantamento salarial”, comentou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Público, Márcio Dúlio

A questão do adiantamento salarial é importante para os trabalhadores, já que não vem com os descontos na folha. O motorista Samuel Rodrigo de Souza, explica que o valor é necessário para ele arcar com os compromissos previstos nesta semana.

“Um deles é abastecer o carro para vir trabalhar. Aí tem água, tem luz para pagar, tem vários fatores que carregam nesse pagamento que a gente espera receber no dia 22”, comentou.

Em nota, a empresa São Miguel informou que:

“A São Miguel lamenta o ocorrido e informa que foi surpreendida com a ação do Sindicato dos Trabalhadores que realizou uma ação para paralisação de parte dos colaboradores da empresa, sem o aviso prévio obrigatório de 72 horas e ciente do prazo de pagamento, que já havia sido notificado.

A São Miguel, que está há 13 anos atendendo as demandas do transporte público em Uberlândia e desde os anos 60 em outras cidades do país, reforça a solidez do trabalho realizado, mesmo diante dos desafios enfrentados com os aumentos constantes no valor do diesel e demais produtos, refletindo diretamente no fluxo de caixa da empresa, assim como no dia-a-dia de todos os brasileiros.

Ainda com relação à paralisação, a empresa informa que 70% dos carros estão rodando e que, ainda diante das adversidades, irá honrar com o pagamento do valor referente ao adiantamento salarial ainda hoje, conforme o aviso repassado na tarde de ontem aos colaboradores e ao Sindicato dos Trabalhadores.”

Já a Prefeitura, em nota, comentou que:

“A Prefeitura de Uberlândia não foi previamente informada sobre a paralisação do transporte coletivo por parte da empresa São Miguel e pelo Sindicato dos Trabalhadores, conforme obrigatoriedade da Lei de Greve que estipula aviso prévio de 72 horas. Ao tomar conhecimento na manhã desta quarta-feira (27) da paralisação parcial dos serviços, a Prefeitura imediatamente notificou a empresa, determinando o imediato retorno das operações, e está analisando as medidas administrativas cabíveis diante das viagens não realizadas.

A Prefeitura destaca que está cumprindo rigorosamente com todos os compromissos ajustados com o Ministério Público em se tratando de aporte financeiro por parte do Município.

Por último, a Prefeitura ressalta que ficaram sem circular 30 dos 87 veículos da frota operante da empresa e que não há previsão de reajuste da tarifa do transporte coletivo para os usuários”.

VÍDEOS: veja sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


27/04/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?