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Trecho da BR-365 em Patos de Minas sobre o Córrego dos Vieiras é liberado após mais de 10 dias de interdição


Durante a manhã desta sexta, o trecho foi parcialmente liberado e ficou em sistema de pare e siga até que a instalação de defensas metálicas fosse concluída. As etapas de compactação do solo e de asfaltamento foram realizadas na quinta-feira (24).

Ao longo das obras, foi registrado um entrave entre a Prefeitura de Patos de Minas e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) sobre quem realizaria os trabalhos de manutenção. Diante do impasse, a reforma só foi iniciada no dia 18 de janeiro (Relembre a situação mais abaixo nesta matéria).

VÍDEO: trabalho de compactação do solo na BR-365 em Patos de Minas

VÍDEO: trabalho de compactação do solo na BR-365 em Patos de Minas

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No dia 15 de fevereiro, o prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão (Podemos), havia afirmado que a Prefeitura tinha interesse e condições de consertar a ponte por conta própria. Na ocasião, ele disse que engenheiros do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) haviam liberado o início das obras pelo Município, mas que ainda era preciso esperar uma autorização oficial do órgão federal, que é o responsável por administrar a rodovia.

No entanto, o documento não foi emitido. Já no dia 16 deste mês, o Dnit informou que os serviços de recuperação haviam sido iniciados, e que os técnicos do departamento monitoravam a situação e seguiam no local para restabelecer o fluxo de veículos.

Em nota emitida na manhã do dia 17, a Prefeitura de Patos de Minas chegou a confirmar que não havia recebido a autorização do Dnit para atuar no local, apesar de, segundo o Município, os engenheiros do órgão terem validado presencialmente a solução proposta.

“O Executivo local já havia iniciado o recorte do asfalto e a movimentação de terra, mas, a partir de agora, o trabalho fica a cargo exclusivamente do departamento federal. Segundo o Dnit, uma empresa terceirizada já foi contratada para assumir os serviços”, continua a nota.

Prefeitura de Patos de Minas tentou adiantar os trabalhos na ponte sobre a BR-365, foto de arquivo  — Foto: Prefeitura de Patos de Minas/Divulgação

Prefeitura de Patos de Minas tentou adiantar os trabalhos na ponte sobre a BR-365, foto de arquivo — Foto: Prefeitura de Patos de Minas/Divulgação

Já no início da tarde do mesmo dia, a assessoria de imprensa da Prefeitura anunciou que havia recebido a autorização por parte da Unidade Local do Dnit em Uberlândia e que iria começar as obras.

No documento, o Chefe do Serviço da Unidade, Vinícius Rodrigues de Castro Júnior, afirmou que a decisão foi tomada devido à “falta de posicionamento e indefinição” da Administração Superior do Dnit e da empresa detentora do contrato de manutenção do trecho.

Porém, horas depois, a autorização dada a Prefeitura foi retirada pelo próprio Dnit, que assumiu de vez a responsabilidade pelas melhorias. Apenas na tarde do dia 18, o órgão informou que deu início aos trabalhos.

Rio Paranaíba transbordou devido às chuvas em Patos de Minas, foto de arquivo  — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Rio Paranaíba transbordou devido às chuvas em Patos de Minas, foto de arquivo — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Segundo dados fornecidos pelo climatologista Lanzoerques Júnior, só nos 15 primeiros dias de fevereiro, foram registrados mais de 340 mm de precipitação em Patos de Minas. Esse volume é bem maior que a média de chuva esperada para todo o mês, que era de pouco mais de 200 mm.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, até está sexta, o acumulado de chuvas na cidade ao longo do mês foi de 422,66. Depois de o nível atingir 11,73 metros e desalojar mais de 300 pessoas, o Rio Paranaíba estava 9,25 m acima do normal na manhã de quinta-feira (24).

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Fonte: G1


25/02/2022 – Paranaíba e Máximus FM

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