
MENU

Dois treinamentos para situações de emergência no entorno de barragens de Patos de Minas serão realizados pela empresa Mosaic Fertilizantes nesta semana. O simulado de segurança e testes de sirene são preventivos e terão participação da comunidade e autoridades. Ambas ações fazem parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens (PAEBM).
Na quinta-feira (24), está programado um teste de sirene entre 8h e 16h, na comunidade Rocinha, que fica na zona rural.
Na sexta-feira (25), haverá um seminário de orientação, na Sala de Treinamento da unidade de Patos de Minas, às 9h.
Mais tarde, às 13h30, ocorre um simulado de segurança. Moradores da comunidade Rocinha irão participar da atividade, saindo das propriedades para fazer o percurso da rota de fuga.
A concentração será feita no Posto de Comando, que será montado dentro da unidade da empresa no município. Todos os participantes receberão instruções necessárias para que o treinamento ocorra com segurança.
Como parte das atividades, o sistema de alerta sonoro será ativado, mas a companhia ressaltou que não há qualquer risco iminente.
O simulado será realizado em parceria com a Defesa Civil e foi previamente alinhado com Prefeitura Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar (PM) e demais autoridades.
Segundo a Mosaic, o objetivo do simulado é auxiliar no fortalecimento de uma cultura de prevenção, além de testar os recursos, rotas de fuga e pontos de encontro na Zona de Autossalvamento (ZAS) das barragens, bem como o tempo de resposta da população presente nesta área.
Ainda conforme a companhia, as barragens de Patos de Minas possuem a Declaração de Condição de Estabilidade (DCE), emitidas em agosto de 2021, segundo as normas da Agência Nacional de Mineração (ANM), assim como todas as barragens da Mosaic Fertilizantes no Brasil, não apresentando qualquer risco iminente de rompimento.