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Uberlândia ocupa o 22º lugar entre as cidades do país em potencial de consumo | Triângulo Mineiro


Uberlândia é a 22ª cidade do Brasil em potencial de consumo. O levantamento está na mais recente edição do Índice de Potencial de Consumo dos municípios brasileiros (IPC Maps), editado pela IPC Marketing Editora. O mercado uberlandense é, ainda, o segundo lugar em Minas Gerais e 4º no interior do país.

Neste ano, o município subiu uma posição em relação a 2021 e ficou à frente de 13 capitais, entre elas Natal, Florianópolis, João Pessoa e Cuiabá. Entenda como ranking é formado.

Conforme o estudo, a projeção para Uberlândia na aquisição de produtos e serviços, como mobiliário, eletrodomésticos e alimentação, é de R$ 26,481 bilhões. Em comparação com os R$ 22,296 bilhões apurados no último ano, o potencial de consumo local cresceu 18,77%.

Como a classificação é feita

O IPC Maps analisa todos os 5.570 municípios do Brasil, com base em dados oficiais, por meio de recursos de geoprocessamento. No ranking, é apresentado, em números absolutos, a expectativa de desempenho do consumidor frente a 22 categorias de produtos.

O trabalho ainda traça indicadores que permitem uma leitura mais ampla da economia, a exemplo das categorias de hábitos de consumo, faixa etária dos consumidores e perfil empresarial.

No caso de Uberlândia, o setor de habitação lidera a lista dos cinco principais produtos de consumo, com investimentos na ordem de R$ 5,8 bilhões por parte da população. Na sequência, estão

  • veículo próprio (R$ 3,1 bilhões)
  • alimentação a domicílio (R$ 2,2 bilhões)
  • alimentação fora do domicílio (R$1,5 bilhão)
  • materiais para construção (R$ 1,09 bilhão)

O IPC Maps 2022 também mostrou que o consumo per capita da população está estimado em R$ 37.774,14 por ano entre os residentes na área urbana. Entre os que vivem na zona rural, o consumo per capital anual é de R$ 16.629,76.

No geral, as classes socioeconômicas B e C são as principais consumidoras, concentrando, respectivamente, 39% e 37% de todo o potencial de consumo uberlandense. Juntas, as classes B e C correspondem a 76,5% do consumo da população.

Ainda de acordo com o IPC Maps, 60,5% das empresas atuantes em Uberlândia estão no setor de serviços, com destaque para os segmentos de transporte, alimentação e saúde. O comércio, 21,9%, ocupa a segunda posição, tendo no comércio varejista a aposta de 86% dos empreendimentos do tipo. Os setores da indústria (16,9%) e agribusiness (0,6%) completam a lista.

“Esse resultado do IPC Maps é mais um indicativo da força econômica de Uberlândia. Especialmente após dois anos de pandemia e em meio a um cenário econômico nacional e internacional crítico, é dessa solidez que precisamos para apoiar e incentivar o empreendedorismo e a atração de novos negócios”, disse o prefeito Odelmo Leão.

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Fonte: G1


07/06/2022 – Paranaíba e Máximus FM

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