NOTÍCIAS

UFV Rio Paranaíba recebe autorização para instalação do Curso de Medicina

Um dia histórico para a comunidade acadêmica e a população de Rio Paranaíba e região, com a aprovação no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) para a instalação do curso de Medicina no Campus Rio Paranaíba.

UFV Rio Paranaíba

A decisão, tomada durante reunião do CEPE realizada na manhã de segunda-feira (25/09), representa um passo crucial para atender à crescente demanda de profissionais de saúde na área da medicina na região.

A aprovação da criação do curso de Medicina vem condicionada à apresentação do Projeto Pedagógico do Curso na próxima reunião do CEPE, prevista para o mês de outubro, onde será apreciado e, aprovado. Esta é uma etapa fundamental no processo de instalação do curso, que envolve uma estruturação de currículos, a seleção de docentes e a definição de metas e objetivos para a formação de médicos de excelência.

Além da aprovação do curso de Medicina, também foi discutida a possibilidade de criação do curso de Enfermagem no CRP. No entanto, devido às atuais demandas do Ministério da Educação (MEC), que está priorizando a criação de cursos de Medicina, o curso de Enfermagem aguardará uma janela de oportunidade para ser apresentado ao MEC.

Outro marco importante na reunião do CEPE foi a constituição do Núcleo Docente Estruturante (NDE), que será responsável por coordenar e orientar o desenvolvimento do Projeto Pedagógico do Curso de Medicina. O NDE é composto por representantes dos cursos de medicina e enfermagem dos Campi Viçosa e Rio Paranaíba.

Representando os cursos de medicina e enfermagem do Campus Viçosa – professoras Débora, Brunnella e Andreia; e do CRP – professores Karine, Vânia e Marcelo. O Núcleo Docente Estruturante, desta forma, tem autonomia para se reunir e fazer os devidos encaminhamentos no Projeto Pedagógico do Curso.

A presidência do Núcleo Docente Estruturante será ocupada por uma das médicas do grupo, o que demonstra a importância da experiência clínica na construção do curso. Isso garantirá que o curso de Medicina seja relevante, atualizado e alinhado com as necessidades da comunidade e do mercado de trabalho.

Embora a próxima reunião do CEPE ainda não esteja agendada, é esperado que ocorra na última semana de outubro. Durante esse período, também serão realizadas reuniões com a Câmara de Ensino e o Conselho Acadêmico e Administrativo do Campus Rio Paranaíba para definir os próximos passos do processo.

Ainda de acordo com o CEPE, nas próximas semanas, será montado a documentação necessária para avaliação dos conselhos da UFV, que posteriormente será enviada ao MEC. Após o parecer final do MEC, os últimos detalhes para a implantação do curso de Medicina serão definidos.




26/09/2023 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?