MENU
O comodismo é uma das características mais egoístas que o ser humano pode ter. Não é à toa que são sinônimos. Em algum momento da vida, você já agiu ou ainda age desta maneira. A questão é que não fazemos isso somente com pessoas (o que já é péssimo), mas também com a natureza e com o que ela nos proporciona.
Fonte Inesgotável — Foto: Shutterstock
Que a água é um dos elementos importantes, se não o mais, dentre as riquezas naturais que temos, você já sabe. Que o nosso corpo é composto por cerca de 70% de água, e que a superfície da terra é coberta por mais que esta porcentagem por este elemento, você provavelmente já sabe.
Agora o que você possivelmente não sabe, ou até sabe, mas acha que nunca vai acontecer, é que interferências humanas desenfreadas podem torná-la terrivelmente escassa.
A água é essencial para cozinhar, para higiene, para limpeza, para beber, para criar e recriar… a água é essencial para vida! Ela nos serve a todo momento, e o que damos em troca? De que forma retribuímos por tanto?
Estamos tão acostumados ao fácil acesso que, infelizmente, só damos conta da sua importância quando nos falta. Mas isso precisa mudar.
É preciso sair do comodismo, ter mais empatia, reconhecer e retribuir a riqueza que temos ao nosso dispor.
Fonte de vida — Foto: Shutterstock
No dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água, no entanto, sabemos que todos os dias são para agir de forma consciente e responsável diante desta fonte indispensável.
Primeiro precisamos compreender o nível de sua importância, para assim termos atitudes sensatas. Tais ações são mais simples do que a gente imagina. Veja algumas:
Poderíamos listar dezenas de outras formas para o uso responsável da água, no entanto, o mais importante é a conscientização. Isso não precisa ficar limitado só a você. Converse com as pessoas a sua volta, proponha ações de otimização, transforme o mundo ao seu redor e faça a diferença.