NOTÍCIAS

Vaca bate recorde mundial de produção de leite em concurso na ExpoZebu em Uberaba


A vaca Iluminada Teatro FIV do Fundão é a nova recordista mundial em produção de leite. O recorde foi batido no 42º Concurso Leiteiro, realizado durante a 87ª ExpoZebu, em Uberaba. A vaca da raça Gir Leiteiro, de 8 anos e no quarto parto, alcançou a marca de 80,150 kg de leite por dia. Iluminada é de propriedade da Fazenda Fundão de Pains, no Centro-Oeste de Minas.

O recorde anterior era da vaca Gir Leiteiro chamada Helga FIV TOL, conquistado durante a 19ª Exposição Nacional do Gir Leiteiro (Expogil), em 2017.

A atual recordista é filha do touro Teatro da Silvânia, reconhecido como o “Rei das Pistas”, pela capacidade de transmissão de produção de leite.

Atualmente, a genética do clone do Teatro está disponível para venda na empresa ABS Brasil. Segundo o Coordenador de Produto e Atendimento Leite da ABS, Fernando Rosa, a família Teatro representa imensa relevância para o agro.

“A importância do Teatro para a pecuária é certamente muito grande, pela qualidade de suas filhas, pela produção de leite e estrutura corporal. Essa importância levou à produção de seu clone, o Teatro II da Silvânia”, comentou.

O encerramento do 42º Concurso Leiteiro e divulgação dos resultados foi realizado na última quarta-feira (4), no Complexo Leiteiro Vanderley de Andrade. No total, 71 matrizes foram inscritas para a prova esse ano.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


06/05/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?