NOTÍCIAS

Varíola dos macacos: Uberlândia segue sem casos ou morte pela doença | Triângulo Mineiro


Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia informou que a morte é oriunda de outra cidade de Minas Gerais. “Ou seja, até o momento, Uberlândia não tem nenhuma notificação de caso suspeito ou óbito da doença“.

O paciente, um homem de 41 anos com graves problemas de imunidade, estava internado no Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte.

A cidade começou a investigar o primeiro caso da doença em 11 de junho, porém, desde então só há casos descartados da doença.

A Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), já confirmou 44 casos da doença em Minas Gerais, no entanto, nenhum deles foi no Triângulo Mineiro. No entanto, já houveram 6 notificações, todas descartadas, sendo: 1 em Araguari, 2 em Ituiutaba e 3 em Uberlândia.

Ainda conforme a SES-MG, até o momento, os demais casos confirmados são todos do sexo masculino, com idades entre 22 e 48 anos, em boas condições clínicas”.

No sábado (23), a varíola dos macacos foi declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma “emergência de saúde global”.

  • Varíola dos macacos: veja formas de transmissão
  • Varíola dos macacos: veja lista de sintomas e como se proteger

A decisão pode levar a um maior investimento no tratamento da doença e avançar na luta por vacinas, que estão em falta. Na prática, o estado de emergência obriga agências sanitárias pelo mundo a aumentar medidas preventivas.

Atualmente, só há outras duas emergências de saúde deste tipo: a pandemia do coronavírus e o esforço contínuo para erradicar a poliomielite.

Mais de 18 mil casos e 5 mortes pela doença já foram relatados à organização, em 78 países. Mais de de 70% das infecções vêm da Europa e 25%, das Américas.

A varíola dos macacos é transmitida de uma pessoa para outra por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama.

Veja aqui mais detalhes sobre a transmissão.

A doença geralmente se resolve sozinha (é autolimitada) e os sintomas costumam durar de 2 a 4 semanas. Casos graves podem ocorrer, mas a doença é bem menos letal que a varíola humana, erradicada em 1980.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


29/07/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?