MENU
No vídeo acima, uma moradora de Patos de Minas flagrou o momento de alegria de um cachorro de rua, após ser resgatado de dentro de um córrego que corta a cidade. Não se sabe como ele foi parar no local.
O Município do Alto Paranaíba vem sofrendo com o intenso volume de chuva desde janeiro. Ao menos 380 pessoas já deixaram as casas devido à cheia do Rio Paranaíba e de afluentes, incluíndo o Córrego Monjolo, de onde o cãozinho foi retirado na manhã do último sábado (12). A BR-365 que dá acesso à cidade foi totalmente interditada no domingo, por probema na estrutura (veja abaixo).
O trecho do córrego onde o cãozinho estava fica na Avenida Fátima Porto, no Bairro Cidade Jardim. Em meio aos problemas enfrentados pela cidade, ele passou sufoco e precisou ser resgatado por moradores.
Segundo testemunhas, ele foi encontrado por uma mulher que, em vídeo, registrou o momento que avistou o animal. Ela conversou com o cachorrinho e, momentos depois, em um segundo vídeo (veja abaixo), um homem desceu no córrego para pegá-lo.
Veja momento em que cãozinho é resgatado do Córrego do Monjolo, em Patos de Minas
Assim que encostou as patinhas no chão, o cãozinho “comemorou” e se mostrou satisfeito com a interação da mulher que fazia o vídeo. Logo depois ele rolou de alegria e se aproximou das pessoas que haviam participado do resgate.
Um dos funcionários do comércio que fica em frente ao córrego informou que o animal mora na rua e costuma ficar na região.
Córrego do Monjolo invade casas e comércio em Patos de Minas; foto de 10/02/2022 — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
O alto volume de chuvas nos primeiros dias de janeiro fez com que o nível do Rio Paranaíba e de afluentes, como o Córrego do Monjolo, subisse rapidamente em Patos de Minas. O auge da cheia ocorreu no dia 13 de janeiro, quando a água do rio chegou a estar cerca de 12 metros acima do volume normal na cidade.
Com as chuvas, a água do rio invadiu casas e levou à interdição de ruas. Construção simbólica na cidade, a Ponte do Arco, na Avenida Joaquim Fubá, ficou fechada por 3 dias depois que o nível ultrapassou as bordas da estrutura.
Entre às 18h30 de sexta-feira (11) até a manhã de sábado (12), o volume do rio atingiu a marca dos 11,73 metros
LEIA TAMBÉM: Chuva em Patos de Minas: Rio Paranaíba sobe 7 cm e atinge 11,73 metros; BR-365 segue em meia pista
Ponte dos Vieiras na BR-365, em Patos de Minas — Foto: Reprodução/Redes Sociais
O trânsito na Ponte dos Vieiras, que fica no km 428 da rodovia BR-365, em Patos de Minas, teve que ser completamente interditado a partir das 11h20 do domingo (13) para reparos estruturais. Segundo comunicado pela Prefeitura, a opção de desvio, com cerca de 198 km, é por meio da BR-354.
A interdição foi necessária para reparar os danos causados pela água do Rio Paranaíba, que subiu devido ao alto volume de chuvas recentemente. A água começou a se aproximar das bordas da estrutura da ponte, o que provocou rachaduras e a formação de uma cratera no local.
LEIA TAMBÉM: Trânsito no km 428 da BR-365 é interditado totalmente em Patos de Minas e motoristas devem ficar atentos; veja rota alternativa