NOTÍCIAS

Kiara: onça-parda que fez cirurgia inédita de catarata é a nova moradora do Zoológico de Uberlândia | Triângulo Mineiro


Em dezembro, o g1 havia mostrado que Kiara se recuperava da cirurgia no Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) de Patos de Minas e era preparada para retornar à natureza. Porém, os médicos avaliaram que ela se tornou mansa e, por isso, seria arriscado devolvê-la para a vida livre.

Com isso, a felina foi encaminhada para Uberlândia e chegou à cidade no dia 23 de julho. De acordo com a Prefeitura, no zoológico, Kiara vai participar de programas de educação ambiental e da produção de um banco genético em cativeiro, de forma a contribuir para a conservação da onça-parda na natureza.

“O cuidado diário no Zoológico é feito por uma equipe especializada de servidores, que inclui médicos veterinários e biólogos entre outros. A boa alimentação também é outra prioridade, sendo elaborada com hortifrutigranjeiro, carnes e rações de primeira qualidade”, informou a assessoria de comunicação da Prefeitura.

O Zoológico de Uberlândia funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 16h, com permanência permitida até as 17h.

  • RELEMBRE: Onça-parda passa por cirurgia de catarata no Hospital Veterinário de Uberaba

Kiara chegou ao Cetras de Patos de Minas em dezembro de 2020, quando tinha 15 dias de vida e anda estava com os olhos fechados. Ela foi encontrada sozinha, sem a mãe.

Onça-parda Kiara cirurgia catarata Hospital Veterinário de Uberaba 22-10-2021 — Foto: Hospital Veterinário de Uberaba/Divulgação

Onça-parda Kiara cirurgia catarata Hospital Veterinário de Uberaba 22-10-2021 — Foto: Hospital Veterinário de Uberaba/Divulgação

Segundo o médico-veterinário Rafael Barros, ela chegou ao Cetras com quadro neurológico compatíveis com trauma na cabeça. Barros afirmou que ela se recuperou bem, porém, apresentou como sequela um quadro de catarata que começou a se desenvolver em torno dos 3 meses de vida.

“A catarata, que é basicamente uma opacidade da lente do olho impede que o animal enxergue normalmente, portanto, também impede seu retorno à natureza”, explicou o médico antes do procedimento.

A cirurgia foi realizada em outubro de 2021, no Hospital Veterinário de Uberaba (HVU). Segundo a instituição, essa foi a primeira cirurgia desse tipo registrada no país a ser realizada em uma onça.

Cirurgia de catarata da onça-parda Kiara, em outubro de 2021 — Foto: HVU/Divulgação

Cirurgia de catarata da onça-parda Kiara, em outubro de 2021 — Foto: HVU/Divulgação

Após o procedimento, exames constataram que a capacidade visual frls permaneceu intacta. Com isso, a felina voltou ao Cetras de Patos de Minas para passar pelo período pós-operatório, em que foi tratada com colírios e testes de visão.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


01/07/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?