NOTÍCIAS

UFU conquista repasse de R$ 10 milhões para implantar Parque Tecnológico em Uberlândia | Triângulo Mineiro


A proposta para implementação do Parque Tecnológico da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o TecnoUFU, vai receber, aproximadamente, R$ 10 milhões da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), após ficar em segundo lugar no resultado preliminar da etapa de avaliação de mérito da chamada pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (Mcti).

Parques Tecnológicos são áreas urbanizadas delimitadas e destinadas a abrigar empresas, instituições de ensino, laboratórios e centros de pesquisa ligados à ciência, tecnologia e inovação.

De acordo com o professor Thiago Paluma, Diretor de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFU, o projeto prevê a implantação de atividades que articulem a academia, o setor produtivo privado, os órgãos públicos e a sociedade.

O objetivo é permitir o desenvolvimento de uma nova matriz econômica e tecnológica para Uberlândia e região com a criação de novas empresas e, consequentemente, gerar emprego e renda para a população. Além disso, a TecnoUFU pretende dar visibilidade nacional e internacional às empresas e instituições vinculadas à universidade, bem como para Uberlândia e região.

“O Parque da UFU permitirá o desenvolvimento das atividades da universidade em parceria com empresas, gerando inovação e dinamizando, de maneira sustentável, as condições de trabalho e a economia local, sempre a partir do relacionamento entre projetos da universidade e das empresas presentes no parque”, explicou Carlos Henrique de Carvalho, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFU e coordenador geral da proposta aprovada pela Finep.

A equipe do TecnoUFU é formada por servidores públicos da UFU ligados à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPP), à Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae) e às unidades acadêmicas. O projeto tem duração de cinco anos.

“Uma vez divulgado o resultado preliminar, aguardaremos o resultado definitivo e assinatura do termo de outorga entre a UFU e a Finep. Após isso, inicia-se a execução do projeto, com o cumprimento das atividades previstas nele, visando à futura colocação do TecnoUFU no status de parque em operação”, finalizou Paluma.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


02/07/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?