NOTÍCIAS

Projeto da Secretaria de Educação de Uberaba assegura transição do ensino infantil para o fundamental sem traumas ou rupturas | Triângulo Mineiro


Um projeto implantado pela Secretaria de Educação de Uberaba (Semed) quer assegurar uma transição sem traumas ou ruptura do processo de ensino e aprendizagem, dos alunos que estão cursando o Pré-II, para o 1º ano, em 2023.

A iniciativa trabalha a transição de maneira acolhedora, até que a nova abordagem de ensino seja introduzida ao longo do ano letivo.

“Queremos evitar traumas futuros e rupturas no processo de ensino-aprendizagem, oferecendo segurança e acolhimento aos alunos. Para isso, são necessários esforços conjuntos de toda a comunidade escolar”, disse a Diretora de Ensino da Semed, Luciana Cruvinel.

Segundo a chefe do Departamento de Educação Infantil da Semed, Maria Aparecida Jesus Tosta, o projeto será desenvolvido ao longo de todo o ano letivo de 2022 com os alunos do Pré-II das unidades de ensino urbanas e rurais da rede municipal. Também estão previstos intercâmbios das turmas da pré-escola com estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental.

“Toda a ludicidade e brincadeiras próprias da escolarização na Educação Infantil não devem ser retiradas repentinamente”, explicou Luciana.

Para a secretária de Educação da Uberaba, Sidnéia Zafalon, as crianças devem ser apoiadas nas dificuldades e nos anseios, com acolhimento e segurança. “O projeto fortalece a integração, a formação de valores e de práticas significativas de convivência para o desenvolvimento da autonomia.

A transição em 2022 ocorre após um período longo sem aulas totalmente presenciais, fato inédito que exigiu dos profissionais envolvidos no processo a ressignificação do trabalho pedagógico nas unidades de ensino.

“Para os próximos anos, espera-se que a transição ocorra em um contexto de regularidade de frequência das crianças na escola, considerando apenas curto tempo distantes do ambiente escolar, limitado ao período de férias”, finalizou Maria Aparecida.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


03/07/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?