NOTÍCIAS

'Nascer no Brasil': UFU participa da 2ª edição do estudo sobre perdas fetais, partos e nascimentos | Triângulo Mineiro


Pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) vão fazer parte, em agosto, de um estudo que pretende analisar a prevalência de fatores de risco durante a gestação e avaliar o atual cenário de assistência pré-natal e de a atenção ao parto e às perdas fetais. Para o levantamento, serão ouvidas 24.255 mulheres de todo o país e, em Minas Gerais, Uberlândia, Uberaba e Araguari estão entre os sete municípios abrangidos pelos pesquisadores.

No estado, as pesquisas se iniciam no próximo mês e a previsão é que o levantamento nestas cidades seja finalizado até o fim do ano. Esta é a segunda edição do estudo “Nascer no Brasil“, que amplia a coleta dos dados para as maternidades que registrem menos de 500 partos por ano, assim como abrange o tema das perdas fetais precoces. A primeira edição ocorreu entre 2011 e 2012.

A pesquisadora Efigênia Aparecida M. de Freitas, estudante de Enfermagem na Faculdade de Medicina da UFU reforçou a importância de inquéritos como este.

Segundo ela, vem ocorrendo um movimento de mudança do modelo assistencial após a publicação de uma lista de boas práticas em assistência obstétrica pela Organização Mundial da Saúde. Ela explicou que o movimento está visando à humanização, ao respeito e à segurança das mulheres.

“Para que todas as mulheres tenham uma assistência qualificada, digna, respeitosa e segura durante todo o período gravídico puerperal, ou seja, desde o momento em que ela engravida, assistência pré-natal, respeitosa com todos os exames necessários, uma assistência acolhedora, esclarecedora, para que a mulher tenha condições de vivenciar um momento prazeroso no nascimento do seu filho, livre de julgamentos, de situações constrangedoras, de situações de negligência, de abusos e de violência”, acrescentou Efigênia.

O levantamento é realizado pelo Grupo de pesquisa Saúde da mulher, da criança e do adolescente – determinantes sociais, epidemiologia e avaliações políticas, programas e serviços, sob coordenação geral da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP-Fiocruz) e ocorre nas cidades de Uberlândia, Araguari, Uberaba, Lavras, Conselheiro Lafaiete, Alfenas e Coronel Fabriciano.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


31/07/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?