NOTÍCIAS

Vem aí a Semana Nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, de 21 a 28 de Agosto de 2022

Tema: “Superando Barreiras para garantir a inclusão”

O tema proposto visa discutir as adequações que atendam às necessidades das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

A superação das barreiras, não pode ser somente uma ação individual da pessoa com deficiência, ela necessita partir da sociedade. Nesse contexto, nas APAE’s existe o movimento de autodefensoria, como forma de orientação social quanto às diversas necessidades das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Essas necessidades para que sejam supridas, dependem das ações da sociedade.

As reflexões sobre as barreiras a serem rompidas devem partir do quanto a sociedade necessita se adaptar para compreender como melhorar a inserção das pessoas com deficiência no cotidiano social e não o contrário.

As barreiras existem para impedir o acesso pleno, seja físico, ou de participação social na comunidade onde a pessoa com deficiência intelectual e múltipla está inserida.

AS APAE’s através do seu trabalho busca sobretudo a quebra dessas barreiras, seja na oferta de mais qualidade de vida, seja na interlocução social e principalmente nas ações de autodefensoria.

A autodefensoria é o instrumento de conscientização da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, como seres plenamente capazes de ocupar seu espaço na comunidade. Ela promove através do apoio familiar e institucional da APAE, a busca individual de cada pessoa com deficiência intelectual e múltipla pelo protagonismo que devem ter enquanto direcionadores de seu próprio destino.

Essas diretivas é que norteiam sempre as ações dos defensores das Apae’s, junto à sociedade.




09/08/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?