NOTÍCIAS

Operação 'Gado Virtual' combate sonegação de impostos no setor agropecuário em Araguari e Estrela do Sul | Triângulo Mineiro


Servidores do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), comerciantes de gado e uma empresa de leilão são alvo da Operação “Gado Virtual”, realizada em Araguari e Estrela do Sul, na manhã desta quarta-feira (10).

A ação visa combater a sonegação de impostos no setor de cria, recria, engorda e comercialização de gado bovino. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão.

De acordo com o Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira), as investigações apontam que funcionários municipais que atuam no IMA movimenta o estoque de cabeças de gado de produtores rurais, com emissão de notas fiscais e Guias de Trânsito de Animal (GTAs) fraudulentas.

Segundo a investigação, durante 11 meses, foram emitidas 21 notas fiscais avulsas eletrônicas em nome de um produtor rural, mas sem o conhecimento dele, que totalizavam R$1.670.451,5. Porém, toda essa movimentação foi feita a partir de somente um computador, que teve o IP identificado.

Segundo o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), as investigações apontam que os animais que constam como propriedade de diversos produtores foram adquiridos em leilão de gado de Estrela do Sul, o que também levanta suspeita contra essa empresa leiloeira, de ser conivente com a prática das irregularidades fiscais.

O Cira é composta pelo MPMG, Receita Estadual e Polícia Militar.

Materiais apreendidos na Operação 'Gado Virtual', realizada em Araguari e Estrela do Sul — Foto: Cira/Divulgação

Materiais apreendidos na Operação ‘Gado Virtual’, realizada em Araguari e Estrela do Sul — Foto: Cira/Divulgação

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas



Fonte: G1


10/08/2022 – Paranaíba e Máximus FM

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Skype

Mais Notícias de Rio Paranaíba:

Mais Notícias da Região:

SEGUE A @PARANAIBAMAXIMUS

Paranbaíba FM
Máximus FM
Contato Comercial
QUAL RÁDIO QUER OUVIR?